Ouça ao vivo as suas estações de rádio favoritas!

Descrição Breve

Nesta atividade sugerimos que os adultos explorem um dos muitos serviços gratuitos para ouvir música, debates, notícias e programas de milhares estações de rádio. Pretende-se que criem uma conta num serviço de rádio streaming, personalizem o seu perfil, explorem as diversas possibilidades de pesquisa e de partilha de conteúdos e aprendam a sintonizar os seus programas favoritos em múltiplos dispositivos.

Justificação

A transmissão de informação via streaming tem vindo a ganhar força e importância crescente na vida das pessoas, bastando apenas uma conexão à Internet para ouvir e/ou ver, de forma legal, os seus sons e vídeos preferidos em qualquer lugar: em casa, no trabalho, no carro, no computador, etc.

Aprender o quê?

• Compreender o que é como funciona a tecnologia streaming.
  • Criar uma conta no serviço TuneIn Radio.
  • Conhecer e ouvir estações de rádio de outros países.
  • Guardar programas favoritos e sintonizá-los através de múltiplos dispositivos.

Reunindo mais de 100.000 estações de rádio, o serviço TuneIn Radio (http://tunein.com/) tem a maior seleção de programas de rádio musicais, desportivos, notícias, entrevistas, etc. de todo o mundo! O grande diferencial deste serviço é o suporte para funcionar em diversas plataformas e até serviços de streaming pela TV. Além de funcionar como uma rádio pessoal, o utilizador pode selecionar suas estações e programas favoritos, favorece a socialização online, funcionando como uma rede social semelhante ao Twitter, mas com áudio e para fãs de música!

Descrição da atividade

Poderá iniciar esta atividade perguntando aos adultos que lugar a música ocupa nas suas vidas, se já ouvem música online, se conhecem serviços de música em streaming e, em caso afirmativo, qual seria o serviço que recomendariam a amigos e porquê.

Estas e outras questões, irão permitir-lhe a recolha de dados sobre os estilos de música preferidos de cada um, mas também sobre a experiência de utilização de sistemas de streaming. Poderá aproveitar este momento inicial também para aprofundar questões mais técnicas sobre a tecnologia streaming, fornecendo as informações que considere pertinentes..

Entretanto, apresente aos adultos a página inicial do serviço TuneIn Radio, mostrando-lhes como proceder para criar uma conta, personalizar as definições da conta, alterar o idioma, obter mais informações sobre o serviço e outros elementos que considere importantes para que os adultos possam, eles próprios, criar e personalizar uma conta de forma autónoma.

Disponha do tempo necessário para que todos se sintam à vontade com as principais funcionalidades deste serviço, verificando e dando o feedback necessário para que dominem também a funcionalidade de pesquisa – pesquisar emissoras por cidades & regiões, por géneros desportivos (ex. futebol ao vivo, olimpíadas, basquetebol, ténis, …) e de muitas outras categorias (músicas, notícias, debate) no mundo inteiro.

Procure ainda que aprendam como seguir as suas emissões de rádio favoritas, adicionar comentários e partilhar nas redes sociais o que está ouvindo.

Certamente que no final estarão prontos para testar os seus dispositivos móveis e fazer um balanço sobre esta experiência de aprendizagem.

Sequência

1. Partilhar eventuais experiências de utilização de serviços de streaming
  2. Compreender o que é e como funciona  a tecnologia streaming
  3. Explorar o serviço TuneIn Radio
  4. Criar uma conta no TuneIn Radio e explorar das suas funcionalidades
  5. Sintonizar a conta em múltiplos dispositivos
  6. Refletir sobre as vantagens do acesso ao streaming

Sugestões & Dicas

Há outros serviços interessantes que permitem criar listas de músicas, guardar músicas para ouvir offline e descobrir novas canções com base no interesse de artistas. O Youtube, embora seja essencialmente um serviço de vídeo, permite que os seus utilizadores criem listas de reprodução com muita facilidade. Confira as sugestões e dicas da Escola de Criadores de Conteúdo do Youtube sobre o conceito e o uso de playlists, para fins diversos, em https://goo.gl/Jakrk7. Para ampliar mais o universo, confira as sugestões e as características gerais de vários serviços de streaming em música, sistematizadas pela revista Visão, em http://goo.gl/e3NQZc.

Segurança & Identidade Digital

logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade criada por Elisabete Cruz em setembro de 2015
Atividade revista e fechada em 30 de dezembro de 2015

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto LIDIA.

acp-pdf