Passa a palavra em imagens

Descrição Breve

Nesta atividade, que faz parte de um projeto com mais 3 atividades (“Imagens que falam”), os alunos
avaliam fotomensagens criadas por colegas. Após selecionarem as que têm maior impacto, utilizam essas
fotos para criar uma campanha de ação social. Os alunos refletem sobre o processo de criação e
seleção dos trabalhos identificando os pontos fortes e fracos.

Justificação

Esta é a quarta e última atividade do projeto “Imagens que falam”, um projeto onde os alunos realizam
um conjunto de tarefas, nas quais relacionam a fotografia com outras formas de expressão (música,
textos, etc.) e criam artefactos digitais que depois publicam online. Todo o processo é centrado no
estudo e na criação do que chamamos “fotomensagens”. Uma fotomensagem é uma imagem que é
acompanhada por um texto escrito, de modo a obter um determinado efeito. “Uma imagem, uma
mensagem” é a atividade anterior deste projeto.

Faça o download deste mapa para ter acesso a uma visão geral de todos os projetos (oito) que pode
explorar com os seus alunos. Com recurso à metáfora de uma rede de metropolitano, todos os projetos
estão relacionados entre si e cada projeto constitui uma sequência predeterminada de atividades com
uma lógica própria na área das artes.

Aprender o quê?

  • Desenvolver a capacidade de reflexão sobre o seu próprio trabalho e sobre o trabalho dos colegas.
  • Desenvolver competências digitais através da participação numa comunidade online e da elaboração
    de um e-portfólio.

O Google+ é uma rede social da Google que permite partilhar fotos, imagens, vídeos e trocar mensagens escritas com outros utilizadores. Com esta ferramenta é possível criar comunidades para debater e partilhar informação. As opções de privacidade podem ser configuradas de modo a limitar e a controlar os utilizadores que podem aceder à comunidade. É grátis e encontra-se disponível em https://plus.google.com.

O Prezi é uma ferramenta online que permite criar apresentações dinâmicas com diferentes efeitos e movimentos. Permite apresentar ideias sobre um determinado tema de forma organizada e clara. É grátis, necessita de registo e encontra-se disponível em https://prezi.com/. Pode optar por utilizar outras ferramentas similares disponíveis online, como é exemplo o Glogster (https://www.glogster.com/) ou o ThingLink (https://www.thinglink.com/).

O PicMonkey é uma ferramenta online de edição de imagens e fotografias. Oferece um vasto conjunto de ferramentas que permitem trabalhar as imagens com diferentes efeitos e filtros. É grátis, encontra-se disponível em http://www.picmonkey.com/ e não necessita de registo. Pode optar por utilizar outras ferramentas similares disponíveis online, como é exemplo o Pixlr (http://pixlr.com/).

O Twitter (https://twitter.com/) é uma ferramenta online, que funciona como rede social onde os utilizadores podem publicar mensagens curtas que podem ser acompanhadas de imagens e vídeos. Permite ao utilizador receber e publicar informações em tempo real e manter-se atualizado sobre o mundo de acordo com os seus interesses. O Twitter é grátis, necessita de registo e encontra-se disponível para dispositivos móveis. Pode optar por utilizar outras ferramentas similares disponíveis online, como é exemplo o Facebook (https://pt-pt.facebook.com/) ou o LinkedIn (https://pt.linkedin.com/).

A ferramenta Mahara é um software gratuito que permite criar portfólios eletrónicos, blogs, currículos e organizar documentos. É, também, considerada uma comunidade online, uma vez que os utilizadores podem interagir entre si e partilhar as aprendizagens realizadas. É grátis, necessita de registo e encontra-se disponível para download em www.mahara.org.

Descrição da atividade

Os alunos vão observar as fotomensagens dos colegas e escolher quais querem comentar. Quando todos tiverem publicado as suas respostas/comentários, peça-lhes que digam o que mais gostaram em cada foto e porquê. Chame a atenção para as fotomensagens que receberam mais e/ou menos atenção. Leve os alunos a refletir sobre o porquê de isso ter acontecido.

Informe os alunos que vão divulgar as suas fotomensagens, de forma a passar palavra sobre o tema social em questão, como se de uma campanha se tratasse. Antes de o fazer, dê tempo para que os alunos possam melhorar os seus trabalhos com base no feedback obtido e na finalidade da campanha.

Ajude os alunos a publicar as fotomensagens numa plataforma social aprovada pela escola – pode ser apenas a página da escola. Se quiser ir mais além, deixe-os publicar noutros meios ou redes sociais, mas garanta que tem a permissão da escola para o fazer. Se tal for possível, discuta com os alunos quais os melhores meios para divulgar e impulsionar a campanha, bem como formas de avaliar o sucesso.

Finalmente, podem adicionar os artefactos digitais criados (fotos, fotomensagens, etc.) num e-portefólio.
Se o fizerem, deve pedir que selecionem os melhores e justifiquem as suas escolhas.

Sequência

  1. Comentar algumas das fotomensagens criadas na atividade anterior, identificar a que mais gostaram e justificar a escolha.
  2. Refletir sobre o porquê de determinadas fotomensagens receberem mais e/ou menos atenção e melhorá-las com base no feedback obtido.
  3. Publicar as fotomensagens numa plataforma ou rede social, de modo a divulgar o tema em questão.
  4. Criar um e-portefólio com os melhores artefactos digitais criados, justificando a escolha.

Sugestões & Dicas

Incentive os seus alunos a fazerem críticas construtivas aos trabalhos dos colegas. Eles podem e devem
dar opinião, mas deve certificar-se de que não são desrespeitosos nem cruéis para com os outros.

Consoante a idade dos alunos, considere a criação de uma conta exclusiva no Facebook ou Twitter
para este projeto. Muitas escolas já têm uma conta, o que significa que os alunos poderão usar esse
espaço para a divulgação da campanha. Se a sua escola não permite o uso de redes sociais ou outros
média online, não realize esta atividade ou fale com os responsáveis. É claro que pode optar pelos
velhos métodos, imprimir as fotos em papel e difundi-las pela escola.

Pode também explorar algumas atividades de outros projetos, relacionadas com esta, como é o caso da
atividade “O poder da palavra” (do projeto “A arte da tipografia”).

Segurança & Identidade Digital

De um modo geral, a utilização das tecnologias digitais que é feita pelos alunos ao longo desta atividade
não os coloca perante qualquer risco em termos de segurança. Contudo, pode considerar criar contas
únicas para gerir os trabalhos dos seus alunos e aproveitar a oportunidade para reforçar a importância
do cuidado a ter com as informações que disponibilizamos online.


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Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Mariana Tempera e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do projeto LIDIA em março de 2016.

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Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.