Podcast para pais

Descrição Breve

Criar um podcast, ou seja, fazer uma gravação de áudio, é muito mais fácil do que se pode imaginar e é um recurso que pode ser usado como estratégia para o desenvolvimento de diversas competências. Aqui foi usado para desenvolver a literacia, ao mesmo tempo que se criou uma oportunidade para melhorar a relação entre a escola e a família. Dada a versatilidade do podcasting, ser capaz de usar um software de edição de áudio é hoje uma competência-chave para os professores e uma atividade muito motivadora para os alunos.

Justificação

A importância desta atividade reside no facto de os alunos explorarem e ganharem experiência em formas de registo e de comunicação que não costumam ser utilizadas na escola. Incentive-os a discutir as potencialidades desta forma de comunicação, diferente das cartas escritas em papel e enviadas por correio tradicional ou mesmo do já muito popular correio eletrónico.

Aprender o quê?

  • Conhecer uma forma de comunicação pouco utilizada em ambiente escolar.
  • Refletir sobre as potencialidades e as diferenças entre comunicar via podcast e comunicar por correio tradicional ou correio eletrónico.
  • Criar um podcast, identificando os passos necessários ao processo.
  • Desenvolver a literacia.

O Audacity é uma ferramenta que permite a gravação áudio através de um microfone ou misturador, a edição e digitalização de gravações áudio provenientes de outros meios de comunicação, assim como realizar a captura streaming de áudio. Encontra-se disponível para download em http://www.audacityteam.org/.

Para transformar os ficheiros em Mp3 utilize um conversor, como por exemplo o Online Audio Converter disponível em http://online-audio-converter.com/pt/.

Descrição da atividade

Os alunos devem preparar antecipadamente um roteiro com as notícias da semana, relatando aos pais o que fizeram na escola, qual o seu trabalho de casa e detalhes de atividades programadas. Inclua também informações sobre o funcionamento da escola.

Para não ter de editar a gravação final para a eliminação de eventuais erros, é importante que os alunos pratiquem a leitura do roteiro antes da gravação. Se estiverem nervosos, talvez seja produtivo ensaiar a pares, de modo a que se habituem a falar para o microfone.

A fase seguinte é a gravação. Deve dizer-lhes para não pararem no caso de algum erro, mas que tentem corrigir, com calma e de forma eficiente, como se faz na TV. A gravação pode não ser perfeita, mas vai ser muito cativante. Além disso, com o software usado será fácil fazer pequenas correções no discurso. Descarregue da Internet o Audacity, um programa gratuito, e faça com os alunos as correcções necessárias. Pode copiar o ficheiro que contém a gravação para um CD ou um cartão de memória, ou anexá-lo a uma mensagem de correio electrónico. Termine, transformando o ficheiro num Mp3 para que possa facilmente ser ouvido também em dispositivos móveis com esse fim.

Sequência

  1. Preparar um roteiro com as notícias da semana.
  2. Praticar a leitura do roteiro.
  3. Gravar o podcast.
  4. Editar e fazer as correções necessárias no discurso gravado.
  5. Copiar o ficheiro que contém a gravação para um CD ou um cartão de memória, ou anexá-lo a uma mensagem de correio electrónico.
  6. Transformar o ficheiro em formato Mp3.

Sugestões & Dicas

No início, especialmente com alunos mais novos, será necessário orientar as gravações e a transformação em MP3. No entanto, num espaço de tempo muito curto, os alunos serão capazes de completar o processo com bastante independência.

Pode adaptar esta atividade para divulgar gravações na rádio da escola. Os alunos escrevem um guião, escolhem as músicas que gostariam de passar ou fazem entrevistas. Incentive os alunos a comentarem os eventos que acontecem na escola como por exemplo o dia do desporto ou uma qualquer visita de estudo.

Sugira a realização de entrevistas, pois serão um excelente meio para abordar os temas do currículo. Ou proponha a leitura em voz alta de alguns livros de histórias para crianças mais jovens e ofereça o “áudio livro” produzido às turmas do jardim de infância. Para projeto de Natal, também pode sugerir fazer uma gravação para presentear um familiar (pai, mãe, avó, tia…).

Segurança & Identidade Digital

Não estão identificados problemas de segurança. Confira apenas se tem autorização dos pais para se poderem publicar os ficheiros de áudio.


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Mariana Tempera e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do Projeto LIDIA em fevereiro de 2016.

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online do Projeto LIDIA.