Primeiras conversas por Skype
Descrição Breve
Esta atividade pretende auxiliar os adultos a ganharem familiaridade com o Skype, tanto no que respeita aos procedimentos necessários para aderir gratuitamente a este serviço e organizar as suas listas de contactos, como no que diz respeito aos cuidados a ter em termos de privacidade e segurança online. A proposta sugere ainda que os adultos testem as diversas possibilidades de comunicação, recorrendo para além da mensagem escrita, à voz e ao vídeo.
Justificação
A Internet é hoje um importante e alternativo canal de comunicação entre as pessoas. O Skype é um dos serviços mais conhecidos para conversas de voz e texto, além de permitir o envio de arquivos multimédia. É considerado por muitos como o melhor programa para fazer chamadas de vídeo em tempo real!
Aprender o quê?
- Criar uma conta no Skype.
- Organizar uma lista de contactos.
- Estabelecer uma comunicação online por voz, texto e vídeo.
- Conhecer e aplicar as políticas de privacidade e segurança.
Notas & Links para as ferramentas
Para facilitar a exploração do Skype sugerimos que verifique se os computadores (ou outros dispositivos) que os adultos irão utilizar possuem autorização para instalação de aplicações. Além disso, convém assegurar que possuem já uma conta de correio eletrónico para fazer a subscrição desta aplicação. O serviço Skype está disponível em http://www.skype.com/pt/. O download é gratuito, bem como a utilização de muitos dos seus recursos. Em alternativa, também poderá ser interessante testar a versão Skype Web, lançada muito recentemente, necessitando apenas de instalar o plugin respetivo. Para obter mais informações sobre esta nova possibilidade consulte a secção Ajuda do serviço.
Descrição da atividade
Para iniciar a atividade, proponha aos adultos que partilhem a sua experiência e conhecimento sobre as formas mais comuns de comunicação a distância. Aproveite para sublinhar que a comunicação em tempo real via Internet já é hoje mais comum que as chamadas telefónicas convencionais, e que uma das formas de aproveitar essa conectividade é usar aplicações como o Skype.
Em sequência, solicite aos adultos que acedam ao site do Skype e sigam os passos para realizar o download e a instalação da aplicação no computador, ou em outro dispositivo com conexão à Internet.
Depois de instalado, é necessário que cada um crie uma “conta Skype” preenchendo os dados do formulário, indicando um <nome de utilizador> e uma <senha>. É muito importante fornecer os dados do e-mail corretamente para que possam recuperar a senha posteriormente no caso de a esquecerem!
Acompanhe-os no preenchimento do perfil, assegurando que fornecem apenas os dados necessários para a sua identificação pessoal e uma foto. Aproveite para discutir com eles noções de segurança e privacidade.
Para começar a conversar através do Skype é necessário localizar a pessoa com a qual se deseja conversar e adicioná-la à “lista de contactos”. Para que cada adulto comece a compor a sua lista de contactos, peça para que façam uma busca pelo “nome Skype” de cada um dos colegas e enviem um pedido de autorização de contacto. Depois, se necessário, ajude-os a seguirem os procedimentos para aceitarem os pedidos dos colegas e a verificarem se figuram nas suas listas. Depois disso estarão prontos para iniciar uma conversa!
Para que todos experienciem uma primeira conversa com o Skype, pode solicitar que se organizem em duplas, incluindo chamadas de voz ou videochamadas. Aproveite também para sugerir que troquem mensagens de texto utilizando os emoticons para expressarem suas emoções.
Sequência
- Contextualizar e promover o debate sobre a comunicação online.
- Fazer o download e instalar o Skype.
- Registar-se na aplicação e preencher o perfil.
- Criar uma lista de contactos.
- Iniciar uma conversa no Skype.
Sugestões & Dicas
Na fase dedicada à criação da conta no Skype, sugira que evitem a utilização de caracteres especiais ou espaços no seu “nome Skype”. É preferível utilizar palavras simples com letras e números, por exemplo. No desenvolvimento da atividade, poderá ainda propor-lhes participarem numa conversa em grupo, recorrendo à chamada por áudio e adicionando cada um à conversa. Para as chamadas de vídeo, em vez de clicar no ícone de telefone, basta tocar na câmara. Assim, será possível iniciar uma conversa por vídeo com a imagem da pessoa aparecendo no ecrã quando ela atende! Agende outras sessões para explorar com os adultos as diversas formas de partilhar arquivos multimédia através do Skype e até mesmo o ecrã do computador.
Segurança & Identidade Digital
O Skype possibilita a definição de três níveis de privacidade para os itens definidos no perfil. É possível, por exemplo, tornar uma informação confidencial (somente o proprietário da conta a vê), visível apenas para os contactos, ou pública (todos os que acederem ao Skype podem ver). Algumas vezes podem surgir solicitações de contactos de pessoas que não conhecemos. Discuta este aspeto com os adultos, levando-os a refletir sobre os riscos inerentes à aceitação de pedidos de contacto feitos por desconhecidos!
Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt
Atividade criada por Elisabete Cruz em setembro de 2015
Atividade revista e fechada em 30 de dezembro de 2015
Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto LIDIA.