Primeiras impressões

Descrição Breve

Nesta atividade, que faz parte de um projeto com mais 3 atividades (“Imagens que falam”), os alunos começam a fazer experiências com a criação de artefactos digitais e são convidados a participar numa comunidade online onde podem publicar os seus trabalhos com segurança.

Justificação

Esta é a primeira atividade do projeto “Imagens que falam”, um projeto onde os alunos realizam um conjunto de tarefas, nas quais relacionam a fotografia com outras formas de expressão (música, textos, etc.) e criam artefactos digitais que depois publicam online. Todo o processo é centrado no estudo e na criação do que chamamos “fotomensagens”. Uma fotomensagem é uma imagem que é acompanhada por um texto escrito, de modo a obter um determinado efeito. “Motivados pela música” é a próxima atividade deste projeto.

Faça o download deste mapa para ter acesso a uma visão geral de todos os projetos (oito) que pode explorar com os seus alunos. Com recurso à metáfora de uma rede de metropolitano, todos os projetos estão relacionados entre si e cada projeto constitui uma sequência predeterminada de atividades com uma lógica própria na área das artes.

Aprender o quê?

  • Criar diferentes tipos de artefactos digitais.
  • Desenvolver competências digitais através da participação numa comunidade online.

O Google+ é uma rede social da Google que permite partilhar fotos, imagens, vídeos e trocar mensagens escritas com outros utilizadores. Com esta ferramenta é possível criar comunidades para debater e partilhar informação. As opções de privacidade podem ser configuradas de modo a limitar e a controlar os utilizadores que podem aceder à comunidade. É grátis e encontra-se disponível em https://plus.google.com.

O PicMonkey é uma ferramenta online de edição de imagens e fotografias. Oferece um vasto conjunto de ferramentas que permitem trabalhar as imagens com diferentes efeitos e filtros. É grátis, encontra-se disponível em http://www.picmonkey.com/ e não necessita de registo. Pode optar por utilizar outras ferramentas similares disponíveis online, como é exemplo o Pixlr (http://pixlr.com/).

Descrição da atividade

Configure uma comunidade no Google+ para o projeto. Vai precisar de abrir uma conta no Google, se ainda não tiver uma. Dê um nome apropriado à comunidade, por exemplo, as fotomensagens da turma 5ºB e defina a privacidade como pública. Como administrador, ajuste as configurações de modo a que possa moderar quem se junta ao grupo. Quando a comunidade estiver pronta, envie convites para os seus alunos. Pode fazer isso diretamente da página da comunidade, se os seus alunos já tiverem uma conta Google, ou via e-mail (onde eles receberão as indicações para criar uma conta).

Mostre aos alunos um artefacto digital criado por si. A maneira mais fácil de fazer isso é carregar uma foto (uma sua ou da Internet) para o PicMonkey, editar o tamanho, a cor, etc., conforme apropriado e adicionar um texto inspirador – uma pergunta ou uma citação é especialmente eficaz. Depois de a publicar na página da comunidade, peça aos alunos para responder à fotomensagem com um artefacto digital criado por eles próprios, como por exemplo uma foto ou obra de arte relacionada com o tema da sua publicação.

Sequência

  1. Criar uma comunidade no Google+, configurar as definições e convidar os alunos para participarem.
  2. Criar e publicar um artefacto digital na página da comunidade.
  3. Responder à fotomensagem com a criação de um artefacto digital relacionado com o mesmo tema.

Sugestões & Dicas

Se estiver a usar as aplicações da Google para a educação, tem mais opções de privacidade, pois pode restringir a comunidade apenas para a sua escola. Pode optar por usar um blogue, como por exemplo o WordPress (https://wordpress.com/) e o Blogger (https://www.blogger.com/), ou um site para criar a comunidade.

Sugira aos alunos recriarem uma pintura utilizando fotografias. Nesse caso, podem visitar um museu ou fazer uma visita virtual através do Google Art Project (http://www.google.com/culturalinstitute/project/art-project?hl=en-GB).

Pode adaptar a atividade e fazer tarefas de desenvolvimento partindo das fotografias, tais como improvisar uma cena baseada na fotografia e gravar; se existir uma pessoa na foto, contar uma história a partir do ponto de vista da pessoa (por exemplo, num podcast); compôr uma curta banda sonora para a foto; ou escrever a história que se passa com a imagem.

No caso de seguir a sequência do projeto “Imagens que falam”, este será o momento de passar para a atividade “Motivados pela música”.

Pode também explorar algumas atividades de outros projetos, relacionadas com esta, como é o caso das atividades “Toca a pintar” (do projeto “Do texto ao cinema”), ou “Imagens e imaginação” (do projeto “Explorando os Graffiti”).

Segurança & Identidade Digital

Se os alunos utilizarem imagens retiradas da Internet, certifique-se que respeitam os direitos de autor. Se preferir, peça que pesquisem apenas no site da Creative Commons (http://creativecommons.pt/).

 


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Mariana Tempera e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do projeto LIDIA em março de 2016.

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Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.