Publique-me!

Descrição Breve

A escrita de textos é uma das tarefas que os nossos alunos realizam mais frequentemente e a sua divulgação é um incentivo a um maior empenho na escrita. Nesta atividade os alunos publicam os seus próprios livros online.

Justificação

Além de desenvolverem várias competências da área TIC enquanto elaboram os livros digitais, é na disciplina de Língua Portuguesa que os alunos podem desenvolver mais capacidades, nomeadamente a capacidade de expressão escrita.

Aprender o quê?

  • Desenvolver a capacidade de expressão escrita.
  • Desenvolver competências na área das TIC.
  • Criar e publicar livros online.

O Storybird é uma ferramenta grátis que permite criar livros online de forma colaborativa.  Encontra-se disponível em inglês em https://storybird.com/, sendo necessário um registo. Oferece uma variedade de ferramentas que permitem inserir texto, imagens e fotos de forma simples. Pode encontrar uma introdução em português à utilização do Storybird em http://ferramentaseducativas.com/index.php/apresentacoes/108-storybird.

Descrição da atividade

Inicie a atividade com a escrita de um rascunho de uma história. A tarefa pode ser facilitada fazendo um esboço do livro em papel antes de começarem. É também mais simples se forem os alunos a selecionar previamente as fotos ou imagens digitalizadas que desejam incluir no livro.

Depois, cada aluno deve criar o seu livro, por exemplo no sítio Storybird. Explique o modo de funcionamento das diferentes ferramentas de edição de um livro digital, as técnicas de redação de textos, as formas de tornar o livro mais apelativo, etc..Acompanhe o processo de inserção inicial de imagens e texto. Como o processo é bastante repetitivo, os alunos dominarão rapidamente as funções principais de edição. Sugira que mudem estilos de capa, cores de páginas e formato das fotos.

Quando estiver terminada a edição, sugira que descarreguem o livro em formato PDF. Em seguida, imprimam e adicionem os livros produzidos à biblioteca da turma. Os alunos podem usar o “embed code” fornecido para inserir o texto no sítio da escola, ou enviar a ligação por correio eletrónico para amigos e familiares. Faça uma sessão de leitura dos textos elaborados pelos alunos.

Sequência

  1. Escrever o rascunho de uma história.
  2. Explicar as funcionalidades da ferramenta de edição de livros online.
  3. Criar um livro digital.
  4. Descarregar e imprimir o livro e adicioná-lo à biblioteca da turma.
  5. Publicar o livro no sítio da escola ou enviar por correio eletrónico para amigos e familiares.
  6. Fazer uma sessão de leitura dos livros.

Sugestões & Dicas

Pode ser uma boa ideia sugerir que os alunos trabalhem em pares para criar o seu primeiro livro com o Storybird. Pares com alunos que possuam diferentes habilidades podem funcionar muito bem.

Sugira a criação de qualquer tipo de livro, tais como livros de histórias, de receitas, de poesia, de não-ficção; livros da turma, como por exemplo a “ Antologia dos Poemas de Inverno”; ou mesmo uma revista de turma.

Segurança & Identidade Digital

Os alunos não devem incluir informações pessoais (como nome real ou morada) quando estão a editar o livro. Além disso, se os alunos usarem fotos suas ou dos colegas, garanta o consentimento prévio dos pais ou encarregados de educação.


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Mariana Tempera e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA em fevereiro de 2016.

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.