Quadros de poesia

Descrição Breve

Nesta atividade, que faz parte de um projeto com mais cinco atividades (“As estrelas da escola”), os alunos leem e analisam um poema, estabelecendo relações entre o texto e possíveis formas de o representarem graficamente. Para o fazerem, criam um quadro no Pinterest baseado num poema à sua escolha. Sugerimos a utilização de poemas de autores trabalhados em outras disciplinas por forma a aumentar o potencial desta tarefa. A ideia é ajudar os alunos a apreciarem a literatura como fonte de inspiração para outros trabalhos artísticos e explorar formas de o fazer recorrendo às tecnologias digitais.

Justificação

Esta é a primeira atividade do projeto “As estrelas da escola”, um projeto baseado no desenvolvimento da expressão e desempenho artísticos dos alunos. Em termos gerais, os alunos irão participar em atividades inspiradas numa etapa do seu currículo escolar. Neste projeto, que envolve uma sequência de seis atividades (também aqui disponíveis), é esperado que os alunos se sintam motivados para criar/participar de um clube extracurricular que lhes permita desenvolver as suas capacidades na área com que mais se identificam.”Atores áudio” é a próxima atividade deste projeto.

Faça o download deste mapa para ter acesso a uma visão geral de todos os projetos (oito) que pode explorar com os seus alunos. Com recurso à metáfora de uma rede de metropolitano, todos os projetos estão relacionados entre si e cada projeto constitui uma sequência predeterminada de atividades com uma lógica própria na área das artes.

Aprender o quê?

  • Apreciar literatura como fonte de inspiração.
  • Analisar poemas.
  • Representar graficamente um poema.

O Pinterest (https://pinterest.com/) é uma rede social gratuita com uma interface simples e de fácil navegação que permite partilhar imagens, fotos e vídeos. Assemelha-se a uma parede virtual onde cada utilizador publica imagens de acordo com os seus interesses. É necessário criar uma conta de utilizador.

Descrição da atividade

Pode distribuir poemas pelos alunos ou pedir que eles tragam as suas próprias sugestões. Em qualquer dos casos, sugere-se a leitura em aula, para que os alunos possam escolher os que mais os inspiram. Depois de selecionado o poema, os alunos deverão ser organizados em grupos para decidirem a melhor maneira de apresentar o poema, num mural digital.

Mostre aos alunos o Pinterest para que eles vejam como as pessoas representam os mais variados assuntos e tópicos online. Discuta os pontos fortes da plataforma (visual, conciso, pessoal) e as fraquezas (imagens paradas, dificuldade em ajustar a ordem dos pins). Para ajudá-los a esboçar as primeiras ideias, mostre-lhes murais semelhantes (mas não idênticos), como por exemplo http://pinterest.com/suileglasa/a-work-of-art-is-above-all-an-adventure-of-the-min/.

Oriente os alunos no trabalho de grupo, lembrando que primeiro deverão escolher a sua abordagem, podendo optar por análises diferentes: contexto do poema, personagens, significados subentendidos, estrutura, etc. Caso estabeleça uma parceria com uma disciplina de língua ou literatura, peça ao respetivo professor algumas linhas de orientação. Os alunos devem ainda decidir quem diz ou faz o quê aquando da apresentação à turma. Preveja tempo para que eles ensaiem a apresentação oral.

Sequência

  1. Ler os poemas em aula.
  2. Decidir, em grupo, qual a melhor forma de apresentar o poema, num mural digital.
  3. Discutir os pontos fortes e as fraquezas do Pinterest.
  4. Pesquisar murais semelhantes ao que será feito nesta atividade.
  5. Em grupos, construir um mural digital.
  6. Apresentar o mural digital à turma.

Sugestões & Dicas

O Pinterest sugere que os uploads sejam feitos no Safari em vez do Internet Explorer. Fale sobre isto com o responsável dos computadores na sua escola antes de avançar para a tarefa. Se os alunos pesquisarem algo que seja impróprio no Pinterest, aparecerá um aviso: “Lembrete: O Pinterest não permite (…) pode resultar no encerramento da sua conta no Pinterest”, por isso não devem arriscar ver algo inapropriado durante o percurso desta atividade.

No caso de seguir a sequência do projeto “As estrelas da escola”, este será o momento de passar para a atividade “Atores áudio“.

Pode também explorar algumas atividades de outros projetos, relacionadas com esta, como é o caso das atividades “Ilustrando os nossos contos” (do projeto “Do texto ao cinema”) e “Intérprete da arte” (do projeto “Do texto ao cinema”).

Segurança & Identidade Digital

De um modo geral, a utilização das tecnologias digitais que é feita pelos alunos ao longo desta atividade não os coloca perante qualquer risco em termos de segurança. Contudo, pode aproveitar a oportunidade para reforçar a importância do cuidado a ter com as informações que disponibilizamos online.

 


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Ana Garcia e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do projeto LIDIA em março de 2016.

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.