Quero saber!

Descrição Breve

Um motor de busca permite encontrar conteúdo digital de qualquer tipo na imensidão de informação disponível online. Esta atividade permitirá desenvolver competências de pesquisa e de seleção de informação, de forma criteriosa e eficaz, preparando os adultos com um conjunto de procedimentos e de ferramentas que lhes permitem filtrar informação pertinente para objetivos determinados. Ultrapassando assim a frequente frustração de quem se encontra no meio de tão vasta informação e necessita de apoiar-se em informação relevante e credível para uma tomada de decisão informada.

Justificação

A possibilidade de acedermos a informação pertinente e credível é essencial num mundo em que a evolução do próprio conhecimento, as alterações de procedimentos em qualquer tipo de serviço e a necessidade de partilha de soluções. Autonomizar o cidadão, fornecendo-lhe um conjunto de procedimentos de seleção e análise da qualidade da informação, é potenciar um saber agir responsável e crítico cada vez mais importante na sociedade digital em que vivemos.

Aprender o quê?

  • Clarificar, sob a forma de palavras-chave, a informação que se deseja encontrar.
  • Compreender a utilização de operadores lógicos (booleanos).
  • Conhecer os tipos de informação disponível.
  • Definir critérios de qualidade da informação.
  • Avaliar a qualidade da informação disponível online em função de critérios previamente estabelecidos.

O Google possui muitas possibilidades e formas de apoiar uma boa pesquisa. Por essa razão e em função dos objetivos definidos em cada caso, pode aprofundar-se mais ou menos a exploração da ferramenta. No entanto, a proposta nesta atividade procura promover a aprendizagem de estratégias de redução de informação no âmbito da pesquisa online. Para obter informação mais detalhada sobre os operadores  lógicos ou sobre a lógica booleana, sugerimos que explore a Ajuda do Serviço em https://goo.gl/fjyIGr.

Descrição da atividade

A proposta aqui apresentada é particularmente pertinente quando alguém solicita ajuda para encontrar uma determinada informação. Assim, tendo como base o registo do que foi solicitado, será conveniente efetuar uma pesquisa prévia para tentar perceber que tipo de sites e de informação surgem a partir dos descritores mais comuns.

No dia combinado para o desenvolvimento da pesquisa, pode iniciar a atividade solicitando aos adultos que definam as palavras-chave que lhes permitirão fazer a pesquisa desejada. Deve encontrar uma forma de clarificar a importância das palavras-chave, explorando um caso concreto como exemplo.

Estando a lista de palavras encontrada, há que apresentar o motor de pesquisa Google. Nesta fase, poderá apresentar a página principal e solicitar o apoio de um adulto para escrever uma ou duas palavras-chave. Provavelmente, vão aparecer milhares de sites. Aproveite esta situação, para deixar o adulto explorar alguns dos links. Mostre-lhe que se optar por «abrir o link em uma nova janela (ou novo separador)», por exemplo, manterá a listagem de resultados obtida inicialmente no outro separador.

Voltando ao Google, e iniciando novamente pesquisa com as palavras-chave escolhidas, chame a atenção para o número de sites encontrados e introduza, neste momento, algumas sugestões e dicas para reduzir e refinar o número de resultados. Para que os adultos testem esta possibilidade, solicite que façam uma pesquisa previamente preparada, treinando esta tarefa com vários operadores e com a sua combinação. No final, os adultos devem conseguir aproximar-se da informação de que estavam à procura.

Sequência

  1. Criar o contexto a partir da necessidade de busca de informação
  2. Solicitar a identificação de palavras-chave para posterior  exploração
  3. Apresentar o motor de busca do Google e os operadores booleanos
  4. Treinar a utilização dos operadores booleanos
  5. Avaliar o resultado da exploração (encontrar a informação desejada)

Sugestões & Dicas

Esta atividade pode ser efetuada com qualquer motor de busca. Por norma os operadores booleanos funcionam de igual forma, bastando uma pesquisa básica para perceber se existe algum tipo de ajuda com indicações específicas. Durante a atividade podem ser criadas condições para explorar outras funcionalidades do Google e promover o desenvolvimento de outras aprendizagens no âmbito da competência digital. Ainda nesta exploração, poderá estimular o desenvolvimento do pensamento crítico sobre o tipo de informação que vai sendo encontrada e o tipo de sites. Mostre, por exemplo, que há sites de diversos tipos (.com; .org; .gov; .pt) e explique a relevância desta informação. Aproveite ainda para salientar que também aparecem sites com informação nada pertinente ou mesmo sem credibilidade para o que se pretende saber.

Segurança & Identidade Digital

A pesquisa em si mesma não coloca os adultos em situação de risco. No entanto, é necessário perceber se os sites consultados não solicitam a aceitação de termos de consulta, a instalação de algum tipo de programa, funcionalidade ou a inscrição/subscrição por parte do utilizador. É necessário garantir que o adulto perceba que deverá estar atento sempre que é solicitado algum tipo de ação que implique mais do que o simples abrir de uma página.

 


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Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade criada por Carolina Pereira em setembro de 2015
Atividade revista e fechada em 30 de dezembro de 2015

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Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto LIDIA.

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