Rabiscando músicas

Descrição Breve

Nesta atividade, que faz parte de um projeto com mais 4 atividades (“Maestros e companhia”), os alunos começam a compreender as funções da letra numa canção. À medida que vão analisando a letra que escolheram, vão também compreendendo melhor como selecionar e escolher palavras com o objetivo de provocar uma reação emocional no ouvinte.

Justificação

Esta é a segunda atividade do projeto “Maestros e companhia”, um projeto onde os alunos se divertem a explorar o tema da música e o som através da pesquisa de ideias inovadoras para compor e produzir. Partindo do pressuposto de que a música deve provocar uma reação emocional, os alunos pesquisam diferentes géneros musicais antes de compor e produzir a sua própria música. “Caminhada sonora” é a atividade anterior e “Cidade dos stomp” é a próxima atividade deste projeto.

Faça o download deste mapa para ter acesso a uma visão geral de todos os projetos (oito) que pode explorar com os seus alunos. Com recurso à metáfora de uma rede de metropolitano, todos os projetos estão relacionados entre si e cada projeto constitui uma sequência predeterminada de atividades com uma lógica própria na área das artes.

Aprender o quê?

  • Compreender as funções e o impacto da letra numa música.
  • Conhecer diferentes artistas nacionais e locais.

O ThingLink é uma ferramenta online que permite tornar uma imagem estática numa imagem dinâmica e interativa, através de etiquetas com informações (links, texto, imagens, vídeos) posicionadas na imagem pelo utilizador. O trabalho final pode ser partilhado em diferentes redes sociais e em qualquer sítio da internet através de um código embed gerado. É grátis, necessita de registo e encontra-se disponível em www.thinglink.com.

O Google Maps (https://www.google.pt/maps) é uma ferramenta online gratuita, um serviço prestado pelo Google, que permite pesquisar e visualizar mapas de forma fácil e rápida. Através do Street View (https://www.google.com/maps/streetview/) o utilizador pode ‘visitar’ e explorar virtualmente diversos locais.

Descrição da atividade

Podem selecionar qualquer música de que gostem. Nós preferimos sugerir músicas de artistas locais ou outra canção que tenha uma mensagem forte, por exemplo, “Imagine” de John Lennon.

Através da letra e da música, incentive os alunos a explorar a sua imaginação concentrando-se nos sentimentos/emoções que sentem enquanto ouvem a música. Se houver um vídeo da música, peça-lhes que interpretem as imagens, temas e atmosfera do vídeo. No fim, fomente uma sistematização das características da música e da letra de acordo com as sensações que causaram.

Uma vez que cada país tem uma grande variedade de cantores nacionais e locais, bandas, grupos, coros e orquestras, peça aos alunos para tentarem obter uma gravação de áudio ou vídeo desses artistas, de modo a construírem um mapa musical. Sugerimos o uso do ThingLink, pois é ótimo para a criação de imagens interativas através da colocação de “pins” de vídeo ou áudio em qualquer imagem – neste caso utilizará um mapa do país. À medida que fazem a pesquisa dos vídeos e áudios para colocar nos mapas, devem também adicionar os links das letras das músicas, alguma informação biográfica e uma breve apreciação do efeito causado pela canção escolhida.

Sequência

  1. Ouvir uma música.
  2. Sistematizar as características da música e da letra de acordo com as sensações sentidas ao ouvi-la.
  3. Pesquisar uma gravação de áudio ou vídeo de artistas nacionais e/ou locais.
  4. Construir um mapa musical com características e informações sobre as músicas escolhidas.

Sugestões & Dicas

Utilize uma canção que possa ser usada para introduzir temas relacionados com a vida pessoal, social, educação, saúde, política, cultura ou assuntos atuais. Até mesmo uma paródia poderia funcionar.

As letras podem ser partilhadas através de um poster digital. Experimente o Gloster (www.glogster.com).

No caso de seguir a sequência do projeto “Maestros e companhia”, este será o momento de passar para a atividade “Cidade dos stomp“.

Pode também explorar algumas atividades de outros projetos, relacionadas com esta, como é o caso da atividade “Monólogos musicais” (do projeto “As estrelas da escola”).

Segurança & Identidade Digital

Certifique-se de que os alunos estão informados sobre o descarregamento e uso de músicas a partir da Internet.


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Mariana Tempera e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do projeto LIDIA em fevereiro de 2016.

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.