teste Registando e partilhando saberes – LIDIA (Biblioteca de Atividades Online)

Registando e partilhando saberes

Descrição Breve

Nesta atividade vamos criar um blogue pessoal utilizando os recursos do WordPress, e usá-lo para interagir com outras pessoas. A ideia central é propor aos adultos à criação e a partilha online de conteúdos, incentivando-os  a manter um diário digital de notícias sobre um assunto (ou variedade de assuntos) que lhes agrade, podendo criar em torno deste uma comunidade virtual. Por exemplo: um livro pessoal de receitas, dicas de leitura e/ou trechos dos seus poemas preferidos, entre outros.

Justificação

Os blogues têm sido amplamente utilizados como veículos digitais de partilha de informação, permitindo a divulgação de uma variedade de assuntos. Tornar-se um produtor de conteúdos online é algo que está ao alcance de qualquer pessoa que tenha ideias para partilhar.

Aprender o quê?

  • Criar um espaço de partilha de conteúdos online.
  • Produzir textos multimédia com hiperligações.
  • Elaborar um boletim ou jornal.
  • Desenvolver um espaço online temático.
  • Convidar familiares e amigos para acompanharem o espaço.

Inicie a atividade questionando os adultos sobre os aspetos informativos e interativos da Internet, especulando como se dá a produção e a disseminação de conteúdos na rede. Aproveite para apresentar o seu blogue pessoal (se tiver um) e outros exemplos de blogues, discutindo com eles a temática escolhida pelo autor, a sua aparência geral ou modelo visual e as formas de interação permitidas aos leitores.

Na sequência, solicite aos adultos que pensem num assunto que gostariam de explorar e divulgar no seu blogue pessoal. Neste momento eles podem definir um título sugestivo para o blogue e verificar se já existem outros blogues com o mesmo nome ou que falem do assunto por eles escolhido.

Para iniciar a criação do espaço de partilha de conteúdo online é preciso registar-se na aplicação e criar um endereço para o blogue no formato: <nomedoblogue.wordpress.com>. Feito o registo já podem começar a definir a estrutura do blogue. É possível escolher um tema acedendo ao menu “Aparência” ou “Apresentação”, opção “Temas”.

O serviço WordPress está disponível em http://pt.wordpress.com. Antes de iniciar a atividade, certifique-se que os adultos possuem uma conta de correio eletrónico para poderem fazer a subscrição da aplicação. Pode despoletar novas ideias e despertar ainda mais o interesse para a exploração dos recursos que este serviço disponibiliza, colocando algumas questões iniciais, como por exemplo: como deve ser a escrita neste tipo de espaços? que tipo de recursos podem ser usados num blogue para atrair mais leitores? iremos convidar outras pessoas para participarem na elaboração dos textos? deixamos que os nossos leitores possam comentar o que escrevemos?

Descrição da atividade

Inicie a atividade questionando os adultos sobre os aspetos informativos e interativos da Internet, especulando como se dá a produção e a disseminação de conteúdos na rede. Aproveite para apresentar o seu blogue pessoal (se tiver um) e outros exemplos de blogues, discutindo com eles a temática escolhida pelo autor, a sua aparência geral ou modelo visual e as formas de interação permitidas aos leitores.

Na sequência, solicite aos adultos que pensem num assunto que gostariam de explorar e divulgar no seu blogue pessoal. Neste momento eles podem definir um título sugestivo para o blogue e verificar se já existem outros blogues com o mesmo nome ou que falem do assunto por eles escolhido.

Para iniciar a criação do espaço de partilha de conteúdo online é preciso registar-se na aplicação e criar um endereço para o blogue no formato: <nomedoblogue.wordpress.com>. Feito o registo já podem começar a definir a estrutura do blogue. É possível escolher um tema acedendo ao menu “Aparência” ou “Apresentação”, opção “Temas”.

Depois de escolhido o tema pode ser interessante pensar de imediato nas páginas estáticas, com por exemplo, “quem sou” e “contactos”, e como será a estrutura de navegação principal. Oriente os adultos para que guardem esta estrutura inicial criada e visualizem o blogue para confirmarem se está com o aspeto que desejam.

Por fim, para iniciar a publicação de conteúdo no blogue, oriente os adultos para que acedam à opção “Post” e “Adicionar Novo”, no menu. Basta escolher um título sugestivo e inserir o texto (e imagens) sobre o assunto que queiram publicar. Peça que observem as possibilidades de publicação de um post, entre elas, salvar como rascunho, agendar para publicação posterior, publicá-lo como privado e inserir categorias e tags.

Sequência

  1. Familiarizar-se com o universo dos blogues do WordPress
  2. Refletir sobre o tema que gostariam de desenvolver
  3. Registar-se na aplicação e criar um um blogue
  4. Configurar a aparência geral através da escolha de um modelo
  5. Definir quais as páginas estáticas e a navegação principal
  6. Criar as páginas estáticas e verificar a estrutura criada
  7. Publicar o primeiro “post”

Sugestões & Dicas

Esta atividade é proposta para ser desenvolvida individualmente. Entretanto, se estiver a trabalhar com um grande número de adultos – ou com um número limitado de computadores -, é possível adaptá-la para ser realizada em duplas ou em grupos pequenos. A principal diferença será no tipo de trabalho, de natureza colaborativa, para seleção do tema e dos tópicos a tratar.

Há inúmeros tutoriais em vídeo na Internet sobre como criar um blogue usando o WordPress. Se achar interessante e necessário, comece esta atividade apresentando algum desses recursos.

Estimule os adultos a usarem o recurso “hiperligações” para ampliar o conteúdo apresentado, estabelecendo links com imagens, outros blogues e sites com materiais que enriqueçam a temática escolhida. Para experimentarem a funcionalidade “comentários”, proponha que um adulto comente o blogue do outro.

Segurança & Identidade Digital

Explique como personalizar o perfil no WordPress, caso seja necessário, e oriente os adultos a verificarem a política de Política de Privacidade e Segurança do serviço. Os posts publicados no blogue podem estar abertos aos comentários dos seus visitantes se o seu autor permitir. Imagens e demais conteúdos publicados devem ser livres de direitos de autor e estar devidamente referenciados.

 


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade criada por Carla Rodriguez em setembro de 2015
Atividade revista e fechada em 30 de dezembro de 2015

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto LIDIA.

acp-pdf