teste Remédio na hora certa – LIDIA (Biblioteca de Atividades Online)

Remédio na hora certa

Descrição Breve

Esta atividade propõe a criação de um espaço de reflexão sobre o potencial e os constrangimentos dos dispositivos móveis na gestão e organização das tarefas do dia-a-dia, proporcionando oportunidades para transformar tais dispositivos em excelentes aliados para vigiar a saúde, promover o bem-estar e a qualidade de vida. Para isso, será testada uma aplicação que pode ajudar em coisas tão simples como a adesão à terapêutica medicamentosa, fazendo com que os doentes, ou os cuidadores que deles se ocupam, não se esqueçam da toma dos medicamentos.

Justificação

Por diversas razões, nem sempre é fácil tomar a medicação à hora certa, na quantidade prescrita e durante o tempo necessário, de acordo com as indicações do médico. Mas, hoje, as tecnologias também nos podem ajudar a minimizar os riscos de desvio das prescrições feitas pelos profissionais de saúde competentes, funcionando como excelentes auxiliares de memória. Daí esta proposta de atividade para ajudar a toma de medicamentos!

Aprender o quê?

  • Identificar aplicações que nos podem ajudar na manutenção da saúde.
  • Tirar partido das tecnologias móveis (smartphone e/ou tablet) para responder a necessidades do dia-a-dia, particularmente no que concerne à administração de medicação.
  • Instalar e configurar uma aplicação para gestão de medicação, introduzindo informações personalizadas e detalhes sobre o(s) medicamento(s) a tomar.

A MediSafe está disponível na App Store (https://goo.gl/DoxEuR) e na loja Google Play (https://goo.gl/dpH8w4). A grande mais valia desta aplicação é a natureza colaborativa na gestão dos medicamentos, possibilitando que todos os membros da família fiquem conectados. Os alertas são emitidos em tempo real, existindo a possibilidade de configurar a aplicação de modo a que o cuidador (“Med-Friend”) também seja notificado quando o utilizador se esquece de tomar a medicação programada.

Descrição da atividade

As histórias são sempre uma boa estratégia para iniciar uma atividade com adultos, podendo, neste caso, recorrer justamente à história que levou dois irmãos a desenvolver a aplicação Medisafe para abordar a pertinência e utilidade de aplicações na área da saúde e bem-estar. Aproveite para mostrar que esta aplicação é útil não apenas para quem tem necessidade de seguir um tratamento terapêutico rigoroso, em que seguir uma rotina diária é imprescindível para a eficácia do tratamento, mas também para os cuidadores que se ocupam de pacientes que, por diversas razões, não têm capacidade para gerir a toma de medicamentos de forma autónoma (idosos e crianças, por exemplo).

Depois, sugira a exploração da interface e das funcionalidades desta aplicação, estipulando um tempo para que os adultos procedam à sua instalação nos seus dispositivos móveis, indiquem os medicamentos que eventualmente têm que tomar, programando para cada um o dia e a hora da toma, assim como as dosagens a tomar e a duração do tratamento. A aplicação também permite indicar o formato e a cor aproximada do medicamento, o que constitui uma importante ajuda para que a medicação não seja trocada, especialmente quando há necessidade de tomar muitos medicamentos em conjunto. Existe também a possibilidade de adicionar um acompanhante da medicação (“Med-Friend”), que pode receber uma notificação quando nos esquecemos de tomar os medicamentos programados.

Deixe que os adultos partilhem entre si as dúvidas que forem surgindo durante esta exploração, mas fique atento às suas questões, apoiando a descoberta das funcionalidades da aplicação Medisafe consoante as necessidades e os interesses manifestados. Termine com um balanço do trabalho realizado, promovendo uma reflexão sobre o seu impacto no dia-a-dia de cada um dos participantes.

Sequência

  1. Refletir sobre a pertinência e a utilidade de aplicações para a área da saúde e bem-estar
  2. Instalar e configurar uma aplicação para gestão de medicação
  3. Explorar a interface e das funcionalidades da aplicação Medisafe
  4. Refletir sobre a utilidade deste tipo de aplicações

Sugestões & Dicas

Para ampliar o conhecimento sobre o potencial dos dispositivos móveis na organização e gestão de tarefas do dia-a-dia, nomeadamente na área da saúde, poderá incentivar a exploração de muitas outras ferramentas. Entre diversas possibilidades, sugerimos as seguintes aplicações disponíveis em Portugal: Farmácias Portuguesas, para localizar todas as farmácias e as parafarmácias mais próximas num raio máximo de 60 Kms; eMed.pt, para pesquisa de medicamentos, análise de custos, consulta de folhetos informativos, criação de alarmes de tomas, localização e contacto de farmácias e novidades da Infarmed; Stethoscore, para calcular o risco cardiovascular coronário a dez anos utilizando a tabela de referência médica SCORE, também utilizada pela Direcção-Geral de Saúde em Portugal; e m.Carat, permitindo aos doentes com asma e rinite alérgica manter um registo de todos os eventos relacionados com a sua doença, medicação, cuidados de saúde e ter acesso a informação atualizada sobre a doença.

Segurança & Identidade Digital

O serviço MediSafe respeita o direito à privacidade, permitindo o uso de algumas funcionalidades sem necessidade de registo. Todavia, o registo oferece uma experiência de utilização da aplicação mais completa, sem qualquer tipo de restrições. As informações necessárias para o registo incluem o primeiro e último nome, o endereço de e-mail, o ano de nascimento, o sexo e a localização geográfica, incluindo o seu código postal. Para mais detalhes sobre a recolha e uso de dados pessoais consulte a Política de Privacidade do serviço, disponível online em http://www.medisafe.com/privacy/.

 


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade criada por Elisabete Cruz em setembro de 2015
Atividade revista e fechada em 30 de dezembro de 2015

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto LIDIA.

acp-pdf