Renovação tipográfica

Descrição Breve

Nesta atividade, que faz parte de um projeto com mais três atividades (“A arte da tipografia”), os alunos estudam sinais e anúncios encontrados em locais públicos e discutem a sua eficácia. Em particular, vão desenvolver a perceção sobre a composição tipográfica e como isso pode ser manipulado para influenciar as pessoas. Vão então renovar/transformar um sinal já existente usando um software de ilustração profissional.

Justificação

Esta é a primeira atividade do projeto “A arte da tipografia”, um projeto que se centra na linguagem tipográfica e que tem como objetivo que os alunos experimentem esta linguagem, através do uso das palavras e das letras de forma a criar imagens poderosas e influentes na transmissão de mensagens. Neste projeto, que envolve uma sequência de quatro atividades (também aqui disponíveis), os alunos partirão à descoberta da maior invenção da humanidade. “Alfabeto animal” é a próxima atividade deste projeto.

Faça o download deste mapa para ter acesso a uma visão geral de todos os projetos (oito) que pode explorar com os seus alunos. Com recurso à metáfora de uma rede de metropolitano, todos os projetos estão relacionados entre si e cada projeto constitui uma sequência predeterminada de atividades com uma lógica própria na área das artes.

Aprender o quê?

  • Analisar sinais e anúncios.
  • Desenvolver a percepção sobre composição tipográfica, seus efeitos e sua eficácia.
  • Renovar/transformar um sinal.

O Adobe Illustrator é um programa de edição de imagens vetoriais e permite criar logótipos, ícones, esboços, tipografia e ilustrações complexas para impressão, Web, conteúdo interativo, vídeos e dispositivos móveis. Através de http://www.adobe.com/pt/products/illustrator.html encontra-se disponível uma versão de avaliação gratuita mas, para isso, terá de criar uma conta Adobe ID.

Descrição da atividade

Para iniciar, os alunos terão de ter uma fotografia ou esboço de um anúncio ou sinal encontrado numa área pública, por exemplo, num supermercado, num ginásio, num centro comercial, etc. Isso pode ser definido como uma tarefa de casa. Alternativamente, o professor pode fornecer um conjunto de exemplos para escolherem. De seguida, devem analisar a mensagem e discutir quais as palavras ou parte da mensagem são mais importantes.

Usando exatamente as mesmas palavras, devem fazer uma composição nova usando o Adobe Illustrator, o Corel Draw, o Inkscape ou similar. O novo anúncio deve ser fácil de ler e transmitir a mensagem de forma mais eficaz do que o original. Para conseguir isso, eles devem procurar a fonte mais adequada, as cores mais adequadas, etc.

O objetivo é criar um anúncio que chame a atenção e convença num instante.

Sequência

  1. Selecionar uma fotografia, esboço de um anúncio ou sinal encontrado numa área pública.
  2. Analisar a mensagem e discutir quais as suas partes mais importantes.
  3. Usar as mesmas palavras para criar um novo anúncio.

Sugestões & Dicas

Pode encontrar aqui outras alternativas ao Adobe Illustrator: http://www.onextrapixel.com/2011/03/15/10-best-alternatives-to-adobe-illustrator/. O Inkscape (https://inkscape.org/pt/) é gratuito e quase tão bom quanto o Adobe Illustrator ou o Corel Draw – estes dois programas são muitos caros!

Antes de começar a produzir a composição, é melhor esboçar primeiro algumas ideias em papel.

No caso de seguir a sequência do projeto “A arte da tipografia”, este será o momento de passar para a atividade “Alfabeto animal”.

Segurança & Identidade Digital

De um modo geral, a utilização das tecnologias digitais que é feita pelos alunos ao longo desta atividade não os coloca perante qualquer risco em termos de segurança. Contudo, pode considerar criar uma conta única para gerir os trabalhos dos seus alunos e aproveitar a oportunidade para reforçar a importância do cuidado a ter com as informações que disponibilizamos online.

 


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Ana Garcia e revista por Catarina Gonçalves para o Repositório LIDIA em fevereiro de 2016

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.