teste Repórter do dia – LIDIA (Biblioteca de Atividades Online)

Repórter do dia

Descrição Breve

Esta atividade dá aos alunos a oportunidade de refletirem, de forma estruturada, sobre o seu quotidiano, permitindo-lhes desenvolver a consciência cronológica num contexto real e programar um dia. Têm também a oportunidade de avaliar as atividades do dia e partilhá-las com os que os rodeiam, através de um jornal online.

Justificação

Esta actividade ajuda as crianças a darem uma maior noção à sequência dos acontecimentos do quotidiano e facilita a sua leitura e interpretação posterior de frisos cronológicos. A “revisão” dos eventos diários também ajuda a desenvolver a memória e incentiva as crianças a contar em casa o que fazem na escola durante o dia, em vez de apenas dizerem “não me lembro” quando os pais perguntam.

Aprender o quê?

  • Programar, avaliar e reflectir sobre as actividades do quotidiano.
  • Desenvolver a consciência cronológica num contexto real.
  • Desenvolver a leitura e a interpretação de frisos cronológicos.
  • Desenvolver a memória.

O Slideshare é uma ferramenta online que permite publicar e pesquisar apresentações digitais, realizadas em diferentes programas, acerca dos mais variados temas. É também possível clicar em “Gosto” nas apresentações, deixar comentários e partilhá-las através do endereço de e-mail e de algumas redes sociais, tais como LinkedIn, Facebook, Twitter e Google+. Encontra-se disponível em http://www.slideshare.net/, é grátis e necessita de registo.

Pode optar por utilizar outras ferramentas similares, tais como o Smilebox (http://www.smilebox.com/), o Slideroll (http://my.slideroll.com/download/) ou o PowerPoint do Windows Office.

Descrição da atividade

Defina uma calendarização de modo a que, uma vez por mês, cada aluno assuma o papel de “Jornalista em reportagem”. O repórter recebe um chapéu especial e um crachá com o rótulo “Jornalista Escola X”. O papel do repórter é documentar as actividades do dia usando uma máquina fotográfica digital.

Os alunos ou o professor transferem as fotos para o computador. Da parte da tarde, sob a orientação do professor, a turma pode ver as fotos e discutir cronologicamente os eventos que ocorreram durante o dia. Finalmente fazem uma pequena apresentação que partilham online.

Sequência

  1. Definir uma calendarização de modo a que, uma vez por mês, cada aluno assuma o papel de “Jornalista em reportagem”.
  2. Documentar as actividades do dia usando uma máquina fotográfica digital.
  3. Transferir as fotos para o computador.
  4. Observar as fotos e discutir cronologicamente os eventos que ocorreram durante o dia.
  5. Construir uma apresentação das fotos e partilhá-la online.

Sugestões & Dicas

Os alunos podem tirar fotos durante metade ou um dia inteiro, mas restrinja isso aos primeiros minutos de cada lição para que a actividade não atrapalhe o decurso da aula. Lembre-se de lhes dizer para fotografarem também durante a hora do almoço ou durante a hora do recreio. Supervisione as actividades ou atribua essa tarefa a uma criança mais velha que fique responsável por ajudar o repórter. Nas primeiras tentativas, muitas das fotos poderão ficar inutilizadas, devido, por exemplo, aos alunos colocarem os dedos à frente da lente! No entanto, todos estes passos são importantes na aprendizagem do recurso e devem ser discutidos na aula. Certifique-se de que a bateria da máquina está carregada e verifique se a mesma funciona correctamente.

Pode optar por carregar a apresentação no Slideshare ou noutra aplicação que disponibilize código HTML e usar a opção “embed code” para adicionar a apresentação ao sítio da escola ou ao blogue da turma.
Há uma grande variedade de aplicações – livres e fáceis de utilizar – para a criação de jornais. Use, por exemplo o WikiJornal.com (http://www.wikijornal.com/) para transformar os relatos em jornais.

Segurança & Identidade Digital

Certifique-se de que tem autorização dos pais ou encarregados de educação para publicar as imagens das crianças. Tenha também em atenção as orientações da escola quanto a esta questão.

 


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Mariana Tempera e revista por Catarina Gonçalves para o Repositório LIDIA em fevereiro de 2016

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e ao Repositório do Projeto LIDIA.

O texto desta atividade foi escrito de acordo com a antiga ortografia.