Sonoplastas em ação!

Descrição Breve

Nesta atividade, que faz parte de um projeto com mais 5 atividades (“Do texto ao cinema”), os alunos refletem sobre a importância dos efeitos sonoros e da banda sonora nos filmes. Além de desenvolverem várias competências artísticas, desenvolvem também a autonomia, a concentração e o rigor necessários à gravação de som para um filme de animação.

Justificação

Esta é a sexta e última atividade do projeto “Do texto ao cinema”, um projeto baseado num conto tradicional ou obra literária que tem como objetivo ajudar os alunos a desenvolver competências relacionadas com línguas, literatura e artes. Neste projeto, que envolve uma sequência de 6 atividades (também aqui disponíveis), os alunos são convidados a escolher, ler e interpretar um conto tradicional, com o objetivo de o adaptar e recriar como um filme de animação. “3, 2, 1… Ação!” é a atividade anteriror deste projeto.

Faça o download deste mapa para ter acesso a uma visão geral de todos os projetos (oito) que pode explorar com os seus alunos. Com recurso à metáfora de uma rede de metropolitano, todos os projetos estão relacionados entre si e cada projeto constitui uma sequência predeterminada de atividades com uma lógica própria na área das artes.

Aprender o quê?

  • Desenvolver a autonomia.
  • Desenvolver a capacidade de concentração e rigor.
  • Compreender a importância dos efeitos sonoros e dos diálogos nos filmes.

O Audacity é uma ferramenta que permite a gravação áudio através de um microfone ou misturador, a edição e digitalização de gravações áudio provenientes de outros meios de comunicação, assim como realizar a captura streaming de áudio. Encontra-se disponível em http://www.audacityteam.org/.

Descrição da atividade

Uma animação necessita de vários sons, desde efeitos sonoros à narração ou diálogos completos. De forma a que os alunos compreendam a importância do som nos filmes, apresente excertos de bandas sonoras ou efeitos sonoros de filmes de animação famosos. Peça-lhes que debatam sobre a função desses sons e o impacto que causam em cada cena. Espera-se que os alunos comecem a entender que a banda sonora pode definir um filme e vice-versa.

Antes de começarem a trabalhar na sonorização do filme, clarifique as diferentes etapas do processo. Organize os alunos em grupos e distribua as tarefas relativas à produção de som. Um grupo pode ficar responsável pela narração, outro pelos efeitos sonoros e outro pela banda sonora. Para a gravação dos ficheiros áudio que vão compor o filme, sugerimos a utilização do Audacity, um editor de som gratuito e de fácil utilização.

Retome com cada grupo o storyboard e os ficheiros de animação produzidos anteriormente. Disponibilize dois computadores para a realização desta tarefa – um para ver a animação à medida que vão trabalhando e outro para realizar a gravação e edição do som. No final, solicite aos alunos que guardem os ficheiros em pastas específicas, atribuindo-lhes um nome que identifique a cena do storyboard e da animação a que se referem. Isto tornará mais fácil juntar todos os ficheiros aquando da montagem do filme.

Sequência

  1. Apresentar excertos de efeitos sonoros de filmes famosos e debater o impacto desses sons nos filmes.
  2. Distribuir as diferentes tarefas relativas à produção de som pelos diversos grupos de alunos.
  3. Realizar a gravação e edição do som, tendo como base o storyboard e os ficheiros de animação produzidos anteriormente.
  4. Guardar os ficheiros audio em pastas devidamente identificadas.

Sugestões & Dicas

Para garantir um bom resultado final, é importante conseguir o sincronismo entre as cenas da animação e o áudio gravado. Na etapa final da montagem e edição do filme pode ser necessário repetir o processo de gravação para complementar o que foi feito ou para corrigir alguns ficheiros que não tenham a qualidade necessária ou ainda para resolver questões técnicas.

O processo de gravação é moroso e exige concentração, disciplina e rigor. É perfeitamente aceitável que seja necessário gravar várias vezes os mesmos sons e diálogos até que estejam satisfeitos com os resultados.

Incentive os alunos a serem criativos quando se trata de efeitos sonoros e proponha experimentarem diferentes tipos de materiais para produzir o som desejado.

Pode também explorar algumas atividades de outros projetos, relacionadas com esta, como é o caso das atividades “Atores áudio” (do projeto “As estrelas da escola”), ou “Caminhada sonora” (do projeto “Maestros e companhia”).

Segurança & Identidade Digital

Não estão identificados problemas de segurança. Confira apenas se tem autorização dos pais para poder gravar os ficheiros de áudio.


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Mariana Tempera e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA em fevereiro de 2016.

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.