Stomp – a continuação!

Descrição Breve

Nesta atividade, que faz parte de um projeto com mais 4 atividades (“Maestros e companhia”), os alunos realizam uma atuação ao género dos Stomp para uma audiência ao vivo, gravando o espetáculo para uma posterior avaliação. Esta atividade dá aos alunos a oportunidade de experimentarem diversos instrumentos musicais, criarem as suas próprias composições e atuarem perante uma audiência.

Justificação

Esta é a quinta e última atividade do projeto “Maestros e companhia”, um projeto onde os alunos se divertem a explorar o tema da música e o som através da pesquisa de ideias inovadoras para compor e produzir. Partindo do pressuposto de que a música deve provocar uma reação emocional, os alunos pesquisam diferentes géneros musicais antes de compor e produzir a sua própria música.”Os ‘stomp’ da nossa zona” é a atividade anterior deste projeto.

Faça o download deste mapa para ter acesso a uma visão geral de todos os projetos (oito) que pode explorar com os seus alunos. Com recurso à metáfora de uma rede de metropolitano, todos os projetos estão relacionados entre si e cada projeto constitui uma sequência predeterminada de atividades com uma lógica própria na área das artes.

Aprender o quê?

  • Criar e utilizar instrumentos musicais improvisados e inovadores.
  • Aprender a compor e a produzir a sua própria música.
  • Realizar uma atuação musical.

O YouTube é uma ferramenta online que permite publicar, visualizar e partilhar vídeos na Internet. É possível criar e subscrever canais de utilizadores ou entidades, criar listas de reprodução, editar vídeos e transmitir ao vivo para os seguidores. Através da inserção de comentários e da função ‘gosto’ e ‘não gosto’ é possível discutir o conteúdo dos vídeos. É oferecido ainda um motor de pesquisa que permite pesquisar vídeos e canais. Está disponível em https://www.youtube.com/, é grátis e necessita de registo ou de uma conta Google.

O Padlet é uma aplicação gratuita que permite aos utilizadores expressarem as suas opiniões sobre determinado tema através da criação de um mural digital onde podem inserir qualquer conteúdo, desde imagens, vídeos ou texto. Permite a colaboração com outros utilizadores, potenciando a partilha de ideias. Para criar um mural digital, é necessário criar uma conta. O Padlet encontra-se disponível em https://padlet.com/.

O Twitter (https://twitter.com/) é uma ferramenta online, que funciona como rede social onde os utilizadores podem publicar mensagens curtas que podem ser acompanhadas de imagens e vídeos. Permite ao utilizador receber e publicar informações em tempo real e manter-se atualizado sobre o mundo de acordo com os seus interesses. O Twitter é grátis e necessita de registo.

O Gmail é uma ferramenta online gratuita, um serviço prestado pelo Google, que permite enviar e receber mensagens via e-mail. No caso de utilizar em dispositivos móveis (smartphones ou Tabets) é necessário fazer o download da aplicação através da play store, por exemplo. É necessário inscrever-se na conta Google através do site (https://accounts.google.com).

O Comic Life é uma ferramenta que permite criar e partilhar posters, cartazes e bandas desenhadas. É possível inserir texto, imagens, animações e balões de diálogo. É grátis e encontra-se disponível para download em http://comiclife.com.

 

Descrição da atividade

Reproduza um vídeo da performance dos Stomp. Peça aos alunos que se concentrem na reação da audiência e na forma como interagem durante a atuação. Debata com eles sobre e como é que isto contribui para a experiência global.

Peça a cada grupo para atuar novamente ou para tentar reproduzir algumas das cenas do vídeo (caso não tenham feito a atividade anterior). Enquanto um grupo atua, peça aos outros que analisem formas de interação com a atuação daquele grupo. Por exemplo, poderiam bater palmas numa parte específica ou gerar mais emoção com alguma ação concreta. Pratique isto até que cada apresentação tenha um momento de interação com o público. Explique aos alunos que o objetivo é que os pais e o restante público participem na atuação, criando assim uma experiência, estilo Stomp, genuína.

Enquanto estão a atuar os alunos devem ter também tempo de planificar o lançamento da sua atuação. Informe-os de que devem pensar em maneiras possíveis de envolver os pais, como por exemplo através de feedback em tempo real via Padlet ou via Twitter. Quanto à divulgação do espetáculo, podem desenhar um convite e enviá-lo por e-mail, Facebook etc., bem como imprimi-lo para enviar para casa. Sugerimos o uso do Comic Life para criar flyers, convites e cartazes inovadores e surpreendentes.

Sobre a noite da atuação, peça a alunos para, individualmente, gravarem toda a atuação – desde a chegada dos pais à escola à ovação de pé no final da noite. Esta gravação pode vir a ser utilizada de diferentes formas: os alunos podem observá-la para avaliar o seu desempenho ou podem criar um filme comemorativo da noite que pode ser colocado no site da escola, no blogue dos alunos ou no Youtube.

Sequência

  1. Assistir a um vídeo da performance dos Stomp, observando a forma como interagem com o público durante a atuação.
  2. Criar e praticar formas de interação entre cada grupo e o público.
  3. Divulgar a atuação nas redes sociais, de modo a envolver os pais.
  4. Realizar o espetáculo, gravando a atuação para avaliar o desempenho ou partilhá-la no site da escola ou no Youtube.

Sugestões & Dicas

Para avaliar o trabalho realizado com os alunos, a gravação do espetáculo é excelente.

Segurança & Identidade Digital

Caso não tenha as permissões necessárias, avise os pais que não devem tirar fotografias dos alunos na noite da apresentação.


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Mariana Tempera e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do projeto LIDIA em fevereiro de 2016.

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Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.