teste Toca a pintar! – LIDIA (Biblioteca de Atividades Online)

Toca a pintar!

Descrição Breve

Nesta atividade, que faz parte de um projeto com mais 5 atividades (“Do texto ao cinema”), os alunos expressam-se através de cores e padrões gráficos para pintar imagens sobre a história que leram. Podem até trabalhar com desenhos realizados anteriormente. Usando o Sumo Paint, um editor de imagens gratuito e com uma interface muito simples, os alunos poderão aperfeiçoar a descrição visual das personagens e dos cenários da história.

Justificação

Esta é a segunda atividade do projeto “Do texto ao cinema”, um projeto baseado num conto tradicional ou obra literária que tem como objetivo ajudar os alunos a desenvolver competências relacionadas com línguas, literatura e artes. Neste projeto, que envolve uma sequência de 6 atividades (também aqui disponíveis), os alunos são convidados a escolher, ler e interpretar um conto tradicional, com o objetivo de o adaptar e recriar como um filme de animação. “Ilustrando os nossos contos” é a atividade anterior e “Existe um cartoonista em ti?” é a próxima atividade deste projeto.

Faça o download deste mapa para ter acesso a uma visão geral de todos os projetos (oito) que pode explorar com os seus alunos. Com recurso à metáfora de uma rede de metropolitano, todos os projetos estão relacionados entre si e cada projeto constitui uma sequência predeterminada de atividades com uma lógica própria na área das artes.

Aprender o quê?

  • Explorar diferentes formas de manipular artisticamente ilustrações de uma história.
  • Desenvolver a capacidade de expressão visual.
  • Desenvolver a criatividade.

O Sumo Paint é uma ferramenta online de edição de imagem, de desenho e ilustração digital. Oferece um vasto conjunto de ferramentas que permitem trabalhar as imagens/desenhos com diferentes efeitos e filtros. É grátis, encontra-se disponível em www.sumopaint.com e necessita de registo caso pretenda guardar e/ou partilhar os trabalhos realizados.

Descrição da atividade

Para iniciar esta atividade, os alunos necessitam de ter ilustrações baseadas nos elementos de uma história familiar. Podem ser os desenhos criados na atividade 1 “Ilustrando os nossos contos” ou outras imagens/esboços retirados do livro. Depois de ter todas as ilustrações juntas, explore com a turma diferentes formas de manipular as ilustrações de modo a conseguirem uma impressão artística diferente.

Aceda à ferramenta Sumo Paint e mostre à turma funcionalidades que possam vir a ser úteis na manipulação das ilustrações. Divida a turma em pequenos grupos e dê tempo para explorarem a aplicação e colocarem dúvidas. Atribua como tarefa principal a pintura da ilustração que os alunos escolheram editar.

No final, peça aos alunos que apresentem os trabalhos à turma e comparem a versão pintada/editada com a original, analisando as implicações dos efeitos e das cores utilizados. Guarde todos os trabalhos adequadamente para que possam ser utilizados posteriormente noutras atividades.

Sequência

  1. Reunir ilustrações de uma história e explorar diferentes formas de as manipular.
  2. Explorar as funcionalidades do Sumo Paint.
  3. Em pequenos grupos, pintar a ilustração escolhida.
  4. Guardar e apresentar os trabalhos à turma, comparando a versão pintada com a original.

Sugestões & Dicas

Certifique-se que a história está disponível enquanto os alunos trabalham, para que possam voltar ao texto sempre que precisarem de esclarecer alguma dúvida ou fazer uma escolha criativa. Se optar por realizar esta atividade individualmente, pode reunir os trabalhos numa apresentação com o “antes e depois” e até pedir aos alunos que identifiquem as técnicas utilizadas.

No caso de seguir a sequência do projeto “Do texto ao cinema”, este será o momento de passar para a atividade “Existe um cartoonista em ti?“.

Pode também explorar algumas atividades de outros projetos, relacionadas com esta, como é o caso da atividade “Primeiras impressões” (do projeto “Imagens que falam”).

Segurança & Identidade Digital

Se os alunos estiverem a editar ilustrações criadas por outros e a publicá-las online, certifique-se de que aderem às licenças Creative Commons (http://creativecommons.pt/cms/view/id/28/) mais adequadas.


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Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Mariana Tempera e revista por Catarina Gonçalves para o Repositório LIDIA em fevereiro de 2016

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Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.