Todos ao palco

Descrição Breve

Nesta atividade, que faz parte de um projeto com mais quatro atividades (“Preparar o espetáculo!”), os alunos aprendem a usar dispositivos móveis e software de edição de vídeo para gravar a atuação do espetáculo. Toda a equipa  terá trabalhado durante semanas (ou até meses) e uma gravação permite que eles fiquem com uma lembrança da ocasião. Se o espetáculo se repetir, garanta que o sucesso da estreia é divulgado, de forma a manter as futuras audiências interessadas. A gravação também pode ajudar a melhorar as atuações e produções futuras.

Justificação

Esta é a quinta e última atividade do projeto “Preparar o espetáculo!”, um projeto baseado em atividades que oferecem soluções inovadoras e acessíveis para os problemas que habitualmente surgem num projeto de teatro, em que as aplicações multimédia e Web 2.0 podem ajudar os professores a melhorar o seu fluxo de trabalho profissional. Neste projeto que envolve uma sequência de cinco atividades (também aqui disponíveis), os alunos poderão explorar as vantagens das plataformas de aprendizagem eletrónica na preparação de espetáculos. “Estamos no ar!” é a atividade anterior deste projeto.

Faça o download deste mapa para ter acesso a uma visão geral de todos os projetos (oito) que pode explorar com os seus alunos. Com recurso à metáfora de uma rede de metropolitano, todos os projetos estão relacionados entre si e cada projeto constitui uma sequência predeterminada de atividades com uma lógica própria na área das artes.

Aprender o quê?

  • Fazer a gravação de um espetáculo.
  • Criar momentos de descanso e entretenimento após um espetáculo.
  • Dar valor ao trabalho realizado em grupo.

O Voicethread (https://voicethread.com/) é uma ferramenta gratuita que permite realizar conversas colaborativas assíncronas. É necessário criar conta.

O Padlet (https://padlet.com/) é uma aplicação gratuita que permite que os seus utilizadores expressem as suas opiniões sobre determinado tema através da criação de um mural digital onde podem inserir qualquer conteúdo, desde imagens a vídeos e a texto. Permite a colaboração com outros usuários, potenciando a partilha de ideias. É necessário criar conta.

Descrição da atividade

Peça a um grupo de alunos que fiquem em torno do palco para filmar a ação. Muitas vezes, os artistas e os alunos envolvidos estão tão concentrados que são incapazes de apreciar a dimensão e eficácia da produção. Criando um vídeo do estilo “se eu fosse uma mosca” ou “ao vivo no teatro”, significa que os artistas também podem ter um momento de descanso e de entretenimento após o espetáculo, apreciando o que eles próprios fizeram (pipocas são uma opção).

Também é ótimo para os pais pois ficam com algo para recordar. Muitas escolas fazem um DVD e vendem-no aos pais por pequenas quantias – isso é ótimo para angariar fundos para futuras produções! Vídeos promocionais também podem ser utilizados para recrutar novas pessoas para futuros projetos de artes.

Após o evento use a Internet para obter comentários sobre o desempenho dos seus alunos. Sites como Voicethread ou Padlet são uma ótima maneira de recolher mensagens. Claro que também podem surgir comentários rudes, mas um grupo de alunos responsável por esse setor poderá fazer uma seleção e remover os comentários indesejáveis atempadamente.

Sequência

  1. Pedir a um grupo de alunos que fique em torno do palco a filmar e construir um vídeo sobre o espetáculo.
  2. Divulgar entre os artistas e os pais.
  3. Fazer DVD’s e distribuí-los ou vendê-los aos pais.
  4. Criar vídeos promocionais.
  5. Através da internet, recolher mensagens acerca do desempenho dos alunos.

Sugestões & Dicas

Filmar uma atuação é uma tarefa desafiante e significa que os alunos terão de ter uma compreensão de ângulos de câmara, aproximações, microfones e som, etc. Deixe que a sua equipa de filmagem pratique o mais possível, antes do evento em si (ver atividade “Dominar os ensaios”).

Pode também explorar algumas atividades de outro projetos, relacionadas com esta, como é o caso das atividades “Agora ao vivo!” (do projeto “Explorando os graffiti”) e “Finalmente…as estrelas” (do projeto “As estrelas da escola”).

Segurança & Identidade Digital

De um modo geral, a utilização das tecnologias digitais que é feita pelos alunos ao longo desta atividade não os coloca perante qualquer risco em termos de segurança. Contudo, pode aproveitar a oportunidade para reforçar a importância do cuidado a ter com as informações que disponibilizamos online.

 


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Ana Garcia e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do projeto LIDIA em março de 2016.

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.