Uma imagem, uma mensagem

Descrição Breve

Nesta atividade, que faz parte de um projeto com mais 3 atividades (“Imagens que falam”), os alunos desenvolvem a compreensão sobre os elementos que tornam uma fotomensagem eficaz. Em grupos, analisam imagens de acordo com um tema específico e criam novas fotomensagens com o intuito de transmitir mensagens com impacto social.

Justificação

Esta é a terceira atividade do projeto “Imagens que falam”, um projeto onde os alunos realizam um conjunto de tarefas, nas quais relacionam a fotografia com outras formas de expressão (música, textos, etc.) e criam artefactos digitais que depois publicam online. Todo o processo é centrado no estudo e na criação do que chamamos “fotomensagens”. Uma fotomensagem é uma imagem que é acompanhada por um texto escrito, de modo a obter um determinado efeito. “Motivados pela música” é a atividade anterior e “Passa a palavra em imagens” é a próxima atividade deste projeto.

Faça o download deste mapa para ter acesso a uma visão geral de todos os projetos (oito) que pode explorar com os seus alunos. Com recurso à metáfora de uma rede de metropolitano, todos os projetos estão relacionados entre si e cada projeto constitui uma sequência predeterminada de atividades com uma lógica própria na área das artes.

Aprender o quê?

  • Identificar os elementos que tornam uma fotomensagem eficaz.
  • Desenvolver a capacidade de expressão através da criação de uma fotomensagem sobre um tema
    específico.

O Wiggio é uma plataforma de comunicação online que permite trabalhar em grupo. É possível realizar conferências virtuais, criar eventos, listas e tarefas, enviar emails e mensagens de texto e voz, carregar e partilhar ficheiros, organizar votações em tempo real e construir pequenos questionários. É gratuita, necessita de registo e encontra-se disponível em https://wiggio.com/#tpl=home_0.

O PicMonkey é uma ferramenta online de edição de imagens e fotografias. Oferece um vasto conjunto de ferramentas que permitem trabalhar as imagens com diferentes efeitos e filtros. É grátis, encontra-se disponível em http://www.picmonkey.com/ e não necessita de registo. Pode optar por utilizar outras ferramentas similares disponíveis online, como é exemplo o Pixlr (http://pixlr.com/).

O Google+ é uma rede social da Google que permite partilhar fotos, imagens, vídeos e trocar mensagens escritas com outros utilizadores. Com esta ferramenta é possível criar comunidades para debater e partilhar informação. As opções de privacidade podem ser configuradas de modo a limitar e a controlar os utilizadores que podem aceder à comunidade. É grátis e encontra-se disponível em https://plus.google.com.

Descrição da atividade

Se realizaram a atividade anterior, peça-lhes que votem nas três melhores. Caso contrário dê alguns minutos para pesquisarem algumas imagens e poderem fazer essa votação. Debata com a turma o porquê de serem as melhores, isto é, porque é que foram as mais marcantes ou mais eficazes? Terão elas citações que dão que pensar? Serão mais humorísticas? Inovadoras? Qual a relação entre a imagem e a mensagem transmitida?

Use as conclusões como ponto de partida para explicar a tarefa. Informe que, em pequenos grupos, vão analisar e criar fotomensagens sobre uma questão específica – pode ser sobre o aquecimento global, a fome nos países em desenvolvimento, os sem-abrigo, os direitos das crianças, etc.. O primeiro passo é recolher imagens que retratem a questão e definir a mensagem que vão colocar em cada. Depois defina com os alunos o software que vão usar para juntar imagem e texto. Relembre os alunos de que se não usarem fotografias suas, podem encontrar fotografias livres de direitos de autor na Internet. Se parte do trabalho for feito em casa, incentive os alunos a comunicarem entre si através de uma plataforma digital.

Concluída a tarefa, cada grupo deve colocar os seus trabalhos online (num blogue ou na comunidade criada na atividade anterior). No final, peça aos alunos que vejam os trabalhos dos colegas e que façam uma breve apreciação dos mesmos.

Sequência

  1. Votar nas três melhores imagens criadas na atividade anterior e refletir sobre essa escolha.
  2. Em grupos, criar uma fotomensagem sobre um determinado tema, comunicando através do Wiggio.
  3. Publicar a fotomensagem na comunidade  Google+ ou num blogue e analisar os diferentes trabalhos submetidos.

Sugestões & Dicas

Oriente os alunos, mas dê espaço para que dêem asas à sua imaginação e criatividade. Aproveite e utilize esta atividade para avaliar os conhecimentos dos alunos até ao momento.

No caso de seguir a sequência do projeto “Imagens que falam”, este será o momento de passar para a atividade “Passa a palavra em imagens”.

Segurança & Identidade Digital

Certifique-se que os alunos utilizam fotos livres de direitos de autor, uma vez que irão publicá-las numa plataforma pública. Sugira que pesquisem as imagens/fotos apenas no site da Creative Comuns (http://creativecommons.pt/).

 


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Mariana Tempera e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do projeto LIDIA em março de 2016.

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.