Viagem ao passado

Descrição Breve

Uma das maiores dificuldades dos alunos no estudo e desenvolvimento de uma temática é a conjugação de diferentes fontes, sejam em suporte papel ou digitais. Investigar usando diferentes técnicas é indispensável para criar conhecimento e autonomia neste campo.

Justificação

A aprendizagem orientada de técnicas de pesquisa é muito importante nesta atividade. O jogo do faz de conta, por outro lado, é uma atividade de que as crianças gostam, pelo que deve ser aproveitado para o desenvolvimento da oralidade e da capacidade de expressão dos alunos.

Aprender o quê?

  • Aprender técnicas de pesquisa de informação.
  • Pesquisar informação de modo autónomo, conjugando diferentes fontes e meios.
  • Desenvolver a oralidade e a capacidade de expressão.

O PodOmatic é uma ferramenta online de criação, publicação e partilha de podcasts (que consistem em ficheiros áudio partilhados online). A ferramenta permite o upload de ficheiros em formato mp3, que podem depois ser descarregados ou ouvidos em streaming. Os podcasts podem ser músicas ou discursos acerca de determinados temas, pesquisáveis por palavras-chave. É possível seguir a página de autores de podcasts, descarregar episódios, clicar em “Like”, deixar comentários e partilhar podcasts através da conta do Facebook, do Twitter e do endereço de e-mail. Encontra-se disponível em https://www.podomatic.com/login, necessita de registo e é grátis, contudo para adquirir mais memória e espaço de armazenamento é necessário aderir a um dos planos pagos.

Pode optar por utilizar outras ferramentas similares, tais como o Audacity, disponível para download em http://www.audacityteam.org/, ou o Garage Band, um software disponível para o sistema operativo OS X.

O Google é um motor de pesquisa que nos permite pesquisar informação na Internet. A pesquisa de informação é feita através das palavras-chave que descrevem o assunto sobre o qual queremos saber. A sua utilização é gratuita e não necessita de registo. Encontra-se disponível em: http://www.google.pt. Pode optar por utilizar outras ferramentas similares, como o WolframAlpha (https://www.wolframalpha.com/). Este último motor de busca não se encontra disponível em português.

O Microsoft Word é um processador de texto do sistema operativo Windows. Caso utilize um computador com o sistema operativo OS X pode utilizar o Pages.

Descrição da atividade

Os alunos, divididos em pares, escolhem personagens históricos como foco de sua pesquisa. Sugira que façam a pesquisa usando diferentes motores de busca, e recolham notas biográficas, incluindo factos, descrições e informações de fontes variadas.

Em seguida, peça-lhes que editem e organizem as notas num processador de texto. Os alunos terão de escolher um formato para o trabalho. Um resumo seguido de um relatório cronológico ou linha do tempo ilustrada com as imagens recolhidas, pode ser uma opção adequada. Depois de terem terminado esta tarefa, peça-lhes para apresentarem a pesquisa aos colegas da turma. Com as sugestões dos colegas podem aproveitar para melhorar algumas partes dos seus trabalhos.

Para terminar, seria interessante redigirem uma entrevista imaginária com a personagem histórica investigada. Sugira que um deles seja o entrevistador e o outro essa personagem. Dê-lhes um limite de tempo – digamos dois minutos – para a entrevista. Podem fazer a gravação e publicá-la online juntamente com um texto e uma foto ilustrativa. Isto permite que outras pessoas ouçam e comentem.

Sequência

  1. Em pares, escolher e pesquisar sobre um personagem histórico.
  2. Editar e organizar a informação pesquisada num processador de texto.
  3. Apresentar a pesquisa, atentando às sugestões dos colegas para melhorá-la.
  4. Redigir e gravar uma entrevista imaginária com o personagem histórico investigado.
  5. Publicar online a entrevista e a pesquisa realizada.

Sugestões & Dicas

Pode adaptar a tarefa, permitindo aos alunos com menos domínio das técnicas de pesquisa escolherem personagens históricos mais conhecidos. Será mais fácil encontrarem as informações que desejam. Para os mais relutantes, incentive a escolha de personagens com histórias do seu interesse, pois isso contribuirá para os motivar para a tarefa de pesquisa.

Aproveite e utilize o Podomatic para publicar as histórias que os alunos criam e/ou lêem. Proponha fazer uma gravação vídeo da entrevista em vez de gravar apenas o áudio. Ou sugira que entrevistem pessoas de diferentes profissões, como por exemplo um funcionário, um professor ou o próprio diretor da escola.

Segurança & Identidade Digital

Se os alunos usarem fotos e vídeos suas durante as entrevistas, assegure a autorização prévia dos encarregados de educação.


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Mariana Tempera e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA em fevereiro de 2016.

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.