teste Vibrações de vídeo – LIDIA (Biblioteca de Atividades Online)

Vibrações de vídeo

Descrição Breve

Nesta atividade, que faz parte de um projeto com mais cinco atividades (“Explorando os graffiti”), os alunos são convidados a criar um vídeo curto que expresse o “humor” da área urbana retratada através dos seus graffiti – isto poderá incluir o contexto social, emocional ou económico que influencia o artista de graffiti. Os vídeos vão incluir as fotos tiradas e a banda sonora criada, bem como outro material que os alunos considerem apropriado (como por exemplo, textos, mapas, imagens encontradas na internet, etc.).

Justificação

Esta é a quinta atividade do projeto “Explorando os graffiti”, um projeto baseado em atividades que incitam os alunos a investigarem e descreverem a sua localidade a partir da perspetiva de rua ou de artistas de graffiti. Estes irão trabalhar para a criação de um pequeno vídeo que transmitirá o ambiente da localidade tal como interpretado, frequentemente, por um dos mais marcantes meios de arte urbana. Neste projeto, que envolve uma sequência de seis atividades (também aqui disponíveis), os alunos são convidados a explorar a edição de vídeo, de imagem, de áudio e partilha online. “Áudio audacioso” é a atividade anterior e “Agora ao vivo!” é a próxima atividade deste projeto.

Faça o download deste mapa para ter acesso a uma visão geral de todos os projetos (oito) que pode explorar com os seus alunos. Com recurso à metáfora de uma rede de metropolitano, todos os projetos estão relacionados entre si e cada projeto constitui uma sequência predeterminada de atividades com uma lógica própria na área das artes.

Aprender o quê?

  • Criar um vídeo, combinando imagens, som e outros materiais.
  • Compreender o contexto social, emocional ou económico que influencia os artistas de graffiti.

O Windows Movie Maker (WMM) é uma ferramenta que permite criar vídeos amadores e apresentações de diapositivos no computador com a possibilidade de inserir transições, efeitos, música e narração. Uma vez finalizado o vídeo, é possível publicar o filme e partilhá-lo com os amigos ou familiares. Pode ser encontrado em http://search.microsoft.com/enus/DownloadResults.aspx?q=movie+maker.

Pode também optar por uma ferramenta online gratuita para edição de vídeo como o Animoto.  Esta ferramenta disponibiliza um vasto conjunto de funcionalidades que permitem ao utilizador escolher o tema do vídeo (entre os vários disponibilizados pela ferramenta), importar músicas de fundo, imagens, vídeos (da biblioteca, de redes sociais em que o utilizador esteja registado, de ficheiros no seu computador) e adicionar pequenos textos. Para além de permitir partilhar os vídeos criados, permite também descarregá-los para o computador. Está disponível em https://animoto.com/.

Descrição da atividade

A fim de criar um videoclipe simples, sugerimos a utilização do Windows Movie Maker. Normalmente, o Windows Movie Maker já vem instalado no computador. Mas, se ainda não o tem instalado, poderá fazer o download através da Internet. O download é grátis, mas o programa está disponível apenas para sistemas de Windows. Os utilizadores Apple podem usar outros softwares livres como o iMovie.

Deixe os seus alunos explorarem a aplicação. O menu inclui os separadores habituais, como «Arquivo», «Editar», «Ver», etc.. Dependendo da competência geral dos seus alunos em usá-lo, pode ser necessário mostrar-lhes um tutorial e permitir que façam uma «versão experimental» antes de começarem a fazer o produto final. Quando o vídeo estiver completo e os alunos satisfeitos é necessário ir ao «Exportar como» e escolher uma opção adequada.

Sequência

  1. Explorar as funcionalidades do Windows Movie Maker.
  2. Construir um vídeo com os elementos já construídos ou recolhidos (imagens, som, outros materiais).
  3. Exportar o produto final.

Sugestões & Dicas

A duração do vídeo deve ser de 3-4 minutos. Deve ter em consideração que a edição de vídeo geralmente requer computadores de alto desempenho.

No caso de seguir a sequência do projeto “Explorando os graffiti”, este será o momento de passar para a atividade “Agora ao vivo!“.

Segurança & Identidade Digital

De um modo geral, a utilização das tecnologias digitais que é feita pelos alunos ao longo desta atividade não os coloca perante qualquer risco em termos de segurança. Contudo, pode aproveitar a oportunidade para reforçar a importância do cuidado a ter com as informações que disponibilizamos online.

 


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Ana Garcia e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do projeto LIDIA em março de 2016.

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.