Notícias

O LIDIA no Conselho Português para os Refugiados

4 de Outubro 2019

CPR

A equipa do Projeto LIDIA está a trabalhar com o Conselho Português para os Refugiados (CPR) tendo em vista o desenvolvimento de competências que permitam a promoção de competências digitais das pessoas que procuram asilo em Portugal. O protocolo de cooperação estabelecido com o Instituto de Educação da Universidade de Lisboa contempla tanto a formação dos técnicos do CPR como a partilha de informação e a receção dos alunos para desenvolvimento de atividades inerentes aos seus percursos académicos.

A primeira atividade desenvolvida é o Curso Literacia Digital de Adultos destinado aos profissionais que colaboram com o CPR e que estão a participar no projeto Erasmus + “SEE, TELL AND LISTEN: Improving refugees’ digital literacy through photovoice and storytelling”. O projeto está a ser implementado em 5 países (Portugal, Espanha, Holanda, Itália e Grécia) e conta com 7 parceiros, cabendo em particular ao CPR o desenvolvimento de um módulo de formação em elearning que capacite os profissionais de cada país para a integração da promoção da Literacia Digital nas suas atividades.

O LIDIA na Revista Aprender ao Longo da Vida

22 de Novembro 2018

Revista

A Revista Aprender ao Longo da Vida, uma publicação da Associação O Direito de Aprender, acaba de publicar e disponibilizar online o seu último número (nº 15), dedicado à Literacia Digital. Num dossier temático sobre Literacia Digital, o Projeto LIDIA esteve no centro do debate sobre o que é trabalhar a literacia digital com adultos. Para além do coordenador do Projeto, participaram ainda Hélder Touças, do Programa para a Inclusão e Literacia Digital da Câmara Municipal de Lisboa, e Márcia Vigário, técnica da Associação Filantrópica da Torreira – ASFITA, ambos intervenientes ativos no processo de desenvolvimento das atividades que constam do Livro produzido no seio do Projeto LIDIA.

Um novo Projeto, dando continuidade ao LIDIA!

16 de Fevereiro 2018

stepUp

Dando continuidade ao trabalho desenvolvido no Projeto LIDIA, a mesma equipa do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa participa, entre 2017 e 2019, num projeto europeu Erasmus + (AAA StepUP2-ICT) em que se pretende preparar um programa de formação dirigido a formadores e educadores de adultos especialmente dedicado ao incentivo do uso de tecnologias digitais nas práticas pedagógicas que esses profissionais desenvolvem com adultos.

Alargando o alcance

17 de Novembro 2017

workshopLidia

Dando continuidade ao que fizemos em Portugal, no contexto do Projeto LIDIA, foi aprovada recentemente uma candidatura ao Programa ERASMUS+. O novo projeto tem o acrónimo STEPUP2-ICT e, na prática, trata-se de replicar a ideia de “atividade de aprendizagem” que esteve na base das propostas que criámos no LIDIA para ajudar os formadores a trabalharem a questão da inclusão e literária digital dos adultos com quem trabalham.

Workshops LIDIA

8 de Abril 2016

workshopLidia

A partir de abril, a equipa do projeto LIDIA irá realizar algumas palestras e workshops para divulgação dos recursos criados, em particular as atividades com tecnologias destinadas à inclusão digital de adultos. Disponibiliza-se aqui o calendário das edições já previstas.

Curso de Formação aberto!

22 de Março 2016

CursoLidia

Se ainda não fez o Curso Dinâmicas de Literacia Digital de Adultos pode inscrever-se a qualquer momento, pois o curso está sempre aberto e disponível. Basta para isso dedicar algum do seu tempo e seguir, em função da sua disponibilidade, o guião fornecido com as tarefas a realizar.

Adultos na primeira pessoa!

29 de Fevereiro 2016

senhora

É com grande satisfação e emoção que aqui partilhamos alguns testemunhos dos adultos que tiveram oportunidade de realizar atividades desenvolvidas no seio do Projeto LIDIA e adaptadas para os respetivos contextos pelos formadores que participaram no curso piloto do projeto LIDIA, em outubro de 2015.

Testemunhos de adultos

8 de Janeiro 2015

Eis alguns testemunhos de adultos que estiveram envolvidos em atividades de aprendizagem com tecnologias promovidas pelos participantes no Curso sobre Literacia Digital de Adultos.