Google+

O Google+ é uma ferramenta online que permite comunicar com outros utilizadores através da publicação de mensagens, fotos, imagens e vídeos. É possível seguir outros utilizadores, que podem ser organizados em círculo, inserir comentários nas publicações e partilhá-las em outros sítios da Internet. Permite ainda participar e criar comunidades sobre diferentes temas, que reúnem utilizadores com interesses comuns.

Potencial Pedagógico

O Google+ permite, fundamentalmente, comunicar com outros utilizadores através da partilha de conteúdos sob a forma de texto, imagem ou vídeo.

A partilha de conteúdos numa comunidade do Google+ pode constituir uma estratégia para debater de modo colaborativo um tema ou desenvolver a capacidade de reflexão dos alunos sobre um determinado conteúdo. A possibilidade de inserir comentários ou outros conteúdos na comunidade permite aos alunos participarem de forma ativa e integrada nos momentos de debate e de partilha de conhecimentos. Deste modo, a criação de comunidades privadas no Google+ promove a construção de ambientes de aprendizagem seguros e interativos, para além de representar uma forma de comunicar e colaborar entre os alunos e entre estes e o professor.

Requisitos

Para utilizar o Google+ é necessário ter uma ligação à Internet, uma vez que toda a atividade é realizada online. É também necessário fazer um registo ou ter uma conta Google.

Acessibilidade

O Google+ é gratuito e está disponível em diversas línguas, inclusivamente em português.

É disponibilizada uma aplicação para dispositivos móveis que permite a utilização da ferramenta também nestes dispositivos. Neste caso a utilização do Google+ continua a necessitar de uma ligação à Internet.

Segurança e Privacidade

Como educador, é importante consultar e verificar que dados são recolhidos sobre os utilizadores pelas ferramentas ou aplicações usadas e as respetivas opções de privacidade. Neste caso, sugerimos a leitura atenta dos Termos de Serviço e da Política de Privacidade do Google+.

No menu Segurança pode aceder a mais informação sobre riscos e precauções a ter quando usamos tecnologias online.

 


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Avaliação do potencial pedagógico da ferramenta por Mariana Tempera e Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA em julho de 2016. Revista e validada por Joana Viana em julho de 2016.