JamStudio

O JamStudio é uma ferramenta de criação de música online. Através da seleção de acordes, variações de instrumentos, tempo de duração e volume da música, é possível criar músicas de raiz ou seguindo o estilo musical de determinado artista, presente no álbum de artistas favoritos. É possível partilhar as músicas criadas e existe um fórum onde se podem ler e deixar comentários.

Potencial Pedagógico

O JamStudio permite, acima de tudo, produzir e partilhar música.

A gravação de músicas pode promover momentos de produção criativa livre ou de exploração de conceitos de composição musical. A possibilidade de criar músicas sem saber ler e escrever uma partitura pode ser importante para motivar os alunos para aprendizagens relacionadas com  a música, ao mesmo tempo que facilita a aquisição de conhecimentos relacionados com a gravação e o tratamento de áudio.

Requisitos

Para trabalhar no JamStudio é necessário ter ligação à Internet uma vez que todo o trabalho é realizado online. É também necessário iniciar sessão através do endereço de e-mail.

Acessibilidade

Para além da versão gratuita, o JamStudio disponibiliza uma versão paga com inúmeras funcionalidades, entre as quais uma biblioteca de música com mais de 250 000 sons. Está apenas disponível em inglês.

Segurança e Privacidade

Como educador, é importante consultar e verificar que dados são recolhidos sobre os utilizadores pelas ferramentas ou aplicações usadas e as respetivas opções de privacidade. Neste caso, sugerimos a leitura atenta dos Termos de Utilização e da Política de Privacidade do JamStudio.

No menu Segurança pode aceder a mais informação sobre riscos e precauções a ter quando usamos tecnologias online.

 


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Avaliação do potencial pedagógico da ferramenta por Ana Garcia e Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA em julho de 2016. Revista e validada por Joana Viana em julho de 2016.