Wiggio

O Wiggio é uma ferramenta online de trabalho colaborativo que permite comunicar em grupo através de conferências virtuais, de correio eletrónico e de mensagens de texto e voz. Oferece um espaço de trabalho coletivo onde é possível partilhar ficheiros numa pasta comum, criar eventos, listas e tarefas, construir pequenos questionários e organizar votações em tempo real.

Potencial Pedagógico

O Wiggio permite, essencialmente, comunicar, partilhar informação e trabalhar de modo colaborativo.

As ferramentas de trabalho colaborativo representam recursos que permitem comunicar em grupo e estruturar ideias e conteúdos de forma organizada e clara, permitindo a organização do pensamento. A possibilidade de partilhar recursos e trabalhar de modo colaborativo em tempo real num mesmo projeto promove um ambiente de partilha e de cooperação entre os alunos e desenvolve a sua capacidade para comunicar e trabalhar em grupo.

Requisitos

Para utilizar o Wiggio é necessário ter uma ligação à Internet, uma vez que todo o trabalho é realizado online. É necessário fazer um registo, no qual é pedido um endereço de e-mail. Para participar nas conferências é necessário utilizar microfone, câmara e colunas.

Acessibilidade

O Wiggio é gratuito e encontra-se disponível apenas em inglês.

Não está disponível uma aplicação para dispositivos móveis, no entanto o Wiggio pode ser utilizado nestes dispositivos através do browser.

Segurança e Privacidade

Como educador, é importante consultar e verificar que dados são recolhidos sobre os utilizadores pelas ferramentas ou aplicações usadas e as respetivas opções de privacidade. Neste caso, sugerimos a leitura atenta dos Termos de Serviço e da Política de Privacidade do Wiggio.

No menu Segurança pode aceder a mais informação sobre riscos e precauções a ter quando usamos tecnologias online.

 


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Avaliação do potencial pedagógico da ferramenta por Mariana Tempera e Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA em julho de 2016. Revista e validada por Joana Viana em julho de 2016.