teste Segurança – LIDIA (Biblioteca de Atividades Online)

Segurança

Um dos maiores obstáculos à utilização pelos professores de atividades online e de sítios online é a convicção generalizada por parte da imprensa, das autoridades, dos pais e dos próprios professores, de que a Internet se encontra povoada de criminosos e predadores de toda a espécie. Por outro lado, existe também a ideia de que a Internet permite que as crianças vejam coisas que não deveriam.

Por tudo isto seria mais do que compreensível que os professores não ligassem sequer o computador na sala de aula, muito menos que o ligassem à Internet. De facto, o maior problema reside no facto de a Internet se encontrar cheia de gente que pretende fazer dinheiro e que vê as crianças como consumidores importantes.

A verdade é que existem perigos na Internet, tal como existem perigos ao atravessar a rua. A única diferença é que o tráfego na world wide web é maior do que o tráfego numa rua qualquer. Curiosamente existem menos acidentes na web e estes raramente são fatais. Tal como ensinamos uma criança a atravessar a rua, temos o dever de ensinar as crianças a utilizar a Internet de forma segura.

Esta é uma tarefa deveras difícil que só poderá chegar a bom termo se deixarmos as crianças fazê-lo por si mesmas. Para poder ajudar os alunos a manterem-se seguros, necessita de conhecer alguns aspetos básicos sobre os computadores, nomeadamente questões relacionadas com a segurança do computador e dos utilizadores, a proteção e a privacidade.