teste Proteção – LIDIA (Biblioteca de Atividades Online)

Proteção

Todos os professores são responsáveis por proteger as crianças que têm a seu cargo, daí que seja necessário tomar medidas que previnam danos aos alunos enquanto estes utilizam dispositivos digitais. A primeira coisa a ter em linha de conta é o hardware. Os computadores por si só não são perigosos. O que representa um problema é o facto de as crianças terem acesso aos computadores sem supervisão por parte de um adulto. Deveremos ser implacáveis quanto a esta questão e não permitir que os computadores sejam utilizados pelas crianças sem a nossa supervisão! Na nossa opinião, o professor titular de turma deverá utilizar a mesma palavra passe nos computadores / terminais da sua sala, só a divulgando em casos muito excecionais. Antes de os alunos poderem utilizar os computadores deverá percorrer todas as máquinas e colocar a palavra passe de acesso. Este não será um trabalho demasiado complicado uma vez que a maioria das escolas primárias apenas dispõe de um número reduzido de computadores. No final da aula deverá verificar se todos os alunos desligaram os computadores. Deverá ainda alterar a palavra passe regularmente!
As máquinas e câmaras digitais que não se ligam diretamente à Internet são relativamente seguras. A única coisa a ter em consideração é não deixar as crianças sozinhas com esses aparelhos, pois elas podem fazer imagens ou filmes de outras crianças em situações / locais pouco próprios ou mesmo fotografar / filmar colegas cujos pais não autorizam essas filmagens / fotografias, o que pode criar situações embaraçosas e do desagrado dos pais.
A mesma situação pode ser extrapolada para o áudio. A primeira vez que as crianças utilizarem um microfone ouvirá vezes sem conta “Professora, ele disse uma asneira!” O modo como vai lidar com esta situação depende da sua forma de atuação em sala de aula. Não se esqueça, que tal como noutras situações também esta vai ser ultrapassada rapidamente. Este comportamento pode, no entanto, tornar-se recorrente nalgumas salas de aula, pelo que o seu julgamento profissional será essencial para encontrar formas de o banir.