teste Segurança dos utilizadores – LIDIA (Biblioteca de Atividades Online)

Segurança dos utilizadores

Segurança, privacidade, proteção e ética são questões diretamente relacionadas com a proteção das crianças na sala de aula enquanto estão a seu cargo e, claro, também com a sua proteção.

Poderá ter duas posturas diferentes: poderá, por um lado, argumentar que o que as crianças fazem nos seus computadores de casa não lhe diz respeito ou poderá, por outro lado, assumir que tal como a segurança rodoviária também a segurança na utilização dos computadores faz parte das suas tarefas. Nalgumas escolas os professores ensinam segurança na Internet, como parte do currículo, noutras não. Existem muitas organizações que se dedicam a estas questões e milhares de sítios web onde poderá encontrar recursos sobre esta temática. O nosso intuito consiste apenas em apresentar alguns sítios web que utilizámos e que considerámos úteis.

Common Sense Media é, na nossa opinião, um dos melhores desses sítios web. É um local especialmente dedicado à segurança na Internet, que, para além de apresentar orientações para pais e crianças, possui também muitos jogos e aplicações ‘seguros’, bem como uma newsletter semanal.
Outra referência internacional nesta área é o espaço Kidsmart , várias vezes premiado pelas iniciativas sobre segurança na Internet para crianças.

O projeto Internet Segura é o espaço de referência em Portugal. Visa promover uma utilização esclarecida, crítica e segura da Internet. Contém um conjunto de recursos informativos para todos os interessados nestas questões e ainda um espaço com atividades específicas para alunos e professores. Ainda a nível nacional, encontramos o sítio Miúdos Seguros na Net que se dedica a ajudar escolas, famílias e comunidades a conhecer os perigos e a melhorar a segurança de crianças e adolescentes na Internet.
Proteja-se!