Planeando as férias

Descrição Breve

Nesta atividade os alunos consultam textos em formato digital para planear e elaborar um roteiro de férias num país diferente do seu. Um elemento chave desta atividade é o facto de os alunos desenvolverem as competências linguísticas num contexto bastante prático. Durante o processo, os alunos devem identificar e anotar palavras e frases. Esta atividade foi desenvolvida com alunos alemães que estavam a aprender Inglês como língua estrangeira, com idades entre 12 e 16 anos.

Justificação

Antes de um aluno ser capaz de compreender um texto, é importante que seja capaz de o ler, pelo que são propostas atividades que proporcionam aos alunos a oportunidade de melhorar a compreensão e utilização de vários tipos de textos: sejam eles de ficção, poesia, não-ficção, entre outros, incluindo os que estão em formato digital mas também em papel. Consideramos aqui a interpretação de textos tanto na língua materna como nas línguas estrangeiras.

Nas pesquisas online, os alunos têm a possibilidade de encontrar informações e conteúdos mais atuais. Há também materiais extras que não estão disponíveis no material em papel, como por exemplo, vídeos, podcasts, jogos etc. Na sua maioria, os alunos dessa faixa etária tendem a apreciar melhor as informações exibidas em “camadas”, de forma não-linear do que os textos apresentados em folhetos de viagem.

Aprender o quê?

  • Interpretar um texto.
  • Interpretar e escrever em línguas estrangeiras.
  • Realizar um plano de férias.

O Padlet (https://padlet.com/) é uma aplicação gratuita que permite que os seus utilizadores expressem as suas opiniões sobre determinado tema através da criação de um mural digital onde podem inserir qualquer conteúdo, desde imagens a vídeos e a texto. Permite a colaboração com outros usuários, potenciando a partilha de ideias. Para criar um mural digital, é necessário criar uma conta.

O Omniglot (http://www.omniglot.com/) é um enciclopédia online gratuita de sistemas de escrita e idiomas. Pode ser usada para aprender  idiomas, alfabetos e outros sistemas de escrita, aprendendo frases em vários idiomas. Disponibiliza conselhos sobre como aprender línguas.

Descrição da atividade

Para contextualizar, forneça aos alunos alguma informação como pano de fundo, dizendo, por exemplo, que está planeando visitar a Escócia durante as férias da Páscoa e que isso poderá ser uma boa maneira de praticar o seu Inglês.

Depois, peça-lhes para fazerem uma pesquisa na Internet com o objetivo de recolha de informações sobre os lugares que pretende visitar, como por exemplo, atrações, eventos culturais, cidades, população, a montanha mais alta, etc. Pode fornecer aos alunos uma “ficha de trabalho” com sugestões específicas sobre o que devem procurar, porque isso irá ajudá-los a focar a sua atenção naquilo que é relevante.

Após a escolha da localidade que desejam visitar, os alunos explicam à turma porque decidiram viajar para tal região. No nosso exemplo, o país escolhido foi a Escócia e, para começar, sugerimos que os alunos visitassem http://www.visitscotland.org.

Depois de terem encontrado todas as informações necessárias em Inglês e terem calculado o custo da viagem, peça aos alunos para elaborarem os seus planos de férias na língua materna, neste caso em Português, a fim de os poderem apresentar aos seus pais. Sugira-lhes que usem dicionários online para encontrar palavras novas ou desconhecidas.

Para finalizar, é possível ainda desenvolver a compreensão oral. No caso do nosso exemplo, o Scottish Tourist Board produziu um podcast que promove uma visita virtual pela cidade. É possível encontrar outros vídeos-guia no site http://www.edinburghvideoguide.com.

Sequência

  1. Realizar uma pesquisa na Internet acerca de locais que os alunos gostariam de visitar.
  2. Explicar à turma por que razão foi escolhida determinada região para viajar.
  3. Pesquisar informação sobre a região de destino e calcular o preço da viagem.
  4. Elaborar planos de férias na língua materna para apresentar aos pais.
  5. Assistir a vídeos ou ouvir podcasts sobre a região escolhida.

Sugestões & Dicas

Explore com os alunos o http://www.tagxedo.com ou http://www.wordle.com para criar uma nuvem de palavras em qualquer idioma.

Sugira aos alunos o uso do http://www.padlet.com para comunicarem uns com os outros e disponibilizarem a lista do que ainda falta fazer.

Verifique se há alguma possibilidade dos alunos entrevistarem alguém via Skype. Isso pode funcionar se antecipadamente estabelecer contacto com um colega de uma escola daquele país, ou se tiver uma escola parceira através do programa Comenius.

Sugira aos alunos a criação de um “mapa de conceitos interativo” com o http://www.edynco.com. É possível incluir comentários, explicações curtas e recursos multimédia relevantes de uma forma visualmente atraente. Um outro recurso para registar percursos de aprendizagem, apresentar e debater novos temas e dar feedback é o http://www.notaland.com.

Segurança & Identidade Digital

De um modo geral, a utilização das tecnologias digitais que é feita pelos alunos ao longo desta atividade não os coloca perante qualquer risco em termos de segurança. Contudo, pode aproveitar a oportunidade para reforçar a importância do cuidado a ter com as informações que disponibilizamos online. De maneira a manter a segurança dos alunos, pode criar uma conta única de turma no Padlet.

 


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Ana Garcia e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do projeto LIDIA em março de 2016.

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.