Historypin
O Historypin é uma ferramenta online que permite a pesquisa de informações de conteúdo histórico acerca de determinado tema ou local assim como a criação de coleções, entendidas como grupos de vários ‘pins’ acerca de locais e/ou temas específicos, através do upload de imagens, vídeos e áudio. Permite também partilhar as coleções realizadas e comentar as de outros utilizadores.
Potencial Pedagógico
O Historypin permite, fundamentalmente, pesquisar conteúdos históricos acerca de variados locais, assim como criar, partilhar e comentar coleções históricas.
A pesquisa de imagens, vídeo e áudio de conteúdo histórico pode ajudar a aprofundar conhecimentos acerca de determinado local e/ou tema ao mesmo tempo que permite criar novos conhecimentos e difundi-los entre os utilizadores. A partilha de histórias individuais ou locais, fotografias, vídeos e áudio pode inclusivamente trazer novas informações sobre épocas histórias das quais ainda se podem desconhecer certos contornos. A possibilidade de partilhar e comentar as coleções realizadas constitui um importante meio de interação entre os utilizadores por onde é possível adquirir novos conhecimentos.
Requisitos
Para criar e comentar coleções no Historypin, é necessário ter ligação à Internet uma vez que todo o trabalho é realizado online. É também necessário iniciar sessão através da conta Google, Facebook, Twitter ou endereço de e-mail.
Acessibilidade
O Historypin é gratuito e está apenas disponível em inglês.
Segurança e Privacidade
Como educador, é importante consultar e verificar que dados são recolhidos sobre os utilizadores pelas ferramentas ou aplicações usadas e as respetivas opções de privacidade. Neste caso, sugerimos a leitura atenta dos Termos de Utilização e da Política de Privacidade do Historypin.
No menu Segurança pode aceder a mais informação sobre riscos e precauções a ter quando usamos tecnologias online.
Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt
Avaliação do potencial pedagógico da ferramenta por Ana Garcia e Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA em julho de 2016. Revista e validada por Joana Viana em julho de 2016.