Kobo
O Kobo é uma ferramenta gratuita que permite a leitura digital de eBooks a partir de qualquer dispositivo. Através de uma plataforma aberta que suporta os formatos mais populares, incluindo EPUB, EPUB3 e PDF, os leitores podem obter e ler conteúdos digitais provenientes de várias fontes.
Potencial Pedagógico
O Kobo permite, fundamentalmente, ler eBooks e revistas.
A leitura de livros digitais pode promover o desenvolvimento da capacidade de leitura e compreensão do texto. O facto do utilizador poder aceder a inúmeros eBooks e revistas acerca de diversos temas ajuda-o a criar e consolidar conhecimentos, ao mesmo tempo que a sua capacidade analítica e crítica é também desenvolvida. Com um e-reader como o Kobo é possível construir bibliotecas digitais devidamente classificadas, o que pode contribuir para desenvolver conhecimentos sobre géneros literários e sensibilizar os alunos para a importância da partilha de recursos.
Requisitos
Para usar o Kobo é necessário descarregar a aplicação. A pesquisa de conteúdos necessita de uma ligação à Internet, mas a leitura pode ser realizada offline. É também necessário criar uma conta de utilizador, facultando um endereço de e-mail.
Acessibilidade
O Kobo disponibiliza versões gratuitas para download para os sistemas Windows, MAC, Blackberry e Android. Está disponível em diversas línguas, entre as quais o português.
Segurança e Privacidade
Como educador, é importante consultar e verificar que dados são recolhidos sobre os utilizadores pelas ferramentas ou aplicações usadas e as respetivas opções de privacidade. Neste caso, sugerimos a leitura atenta dos Termos de Utilização e da Política de Privacidade do Kobo.
No menu Segurança pode aceder a mais informação sobre riscos e precauções a ter quando usamos tecnologias online.
Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt
Avaliação do potencial pedagógico da ferramenta por Ana Garcia e Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA em julho de 2016. Revista e validada por Joana Viana em julho de 2016.