Estratégia
Como estratégia nuclear, o projeto LIDIA assume o desenvolvimento de um vasto conjunto de atividades com tecnologias ajustadas às necessidades da vida numa “sociedade digital”, direcionando-as para a sensibilização e preparação de formadores e outros técnicos de intervenção social, nomeadamente os que trabalham com adultos mais vulneráveis à infoexclusão.
Por esta via, o projeto procura contribuir para a criação de condições que, fundamentadas no princípio de isomorfismo (homologia de processos de formação), garantam aos adultos o desenvolvimento daquelas que são hoje consideradas competências chave para a aprendizagem ao longo da vida, de acordo com as suas expectativas pessoais e profissionais.
Tendo como base a exploração destes materiais em contextos reais por parte de formadores e todos os técnicos que trabalham com adultos, a estratégia passa também pelo incentivo à criação de uma comunidade de prática em torno da questão central relacionada com a cidadania digital, em especial de todos quantos se encontram ainda afastados do poder que a inclusão digital lhes pode trazer em termos de afirmação pessoal e social.
A realização de cursos de formação e respetiva certificação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa constitui o terceiro pilar da intervenção, tendo em vista a disseminação ao maior número de interessados dentro do território nacional, nomeadamente os que trabalham junto de comunidades com maior défice do ponto de vista de inclusão digital.