Crianças do mundo

Descrição Breve

Esta atividade proporciona a experiência de contactar com alunos e professores de outros países e, dessa forma, desenvolver o conhecimento sobre os seus usos e costumes. Fazendo parte da comunidade europeia é importante que os alunos comparem e reconheçam semelhanças e diferenças entre escolas de países diferentes.

Justificação

O conhecimento do mundo que nos rodeia e da diversidade cultural, bem como o desenvolvimento de competências comunicativas são as principais mais valias desta atividade. De realçar ainda a importância de incentivar a comunicação noutra língua necessária nesta atividade, ainda que com o apoio do adulto.

Aprender o quê?

  • Conhecer os hábitos e costumes de outros países.
  • Reconhecer semelhanças e diferenças entre escolas de países diferentes.
  • Desenvolver competências de comunicação.
  • Desenvolver a comunicação numa língua estrangeira.

O Google Maps é uma ferramenta online que permite a pesquisa e a visualização de mapas e imagens de satélite de todo o planeta. Disponibiliza mapas e rotas de boa parte da superfície da Terra e permite a pesquisa de percursos de carro, de transportes públicos, a pé ou de bicicleta, ou mesmo de avião, através da seleção de um ponto de partida e de um ponto de chegada. Fornece também a previsão do tempo de deslocação. Através do Street View (https://www.google.com/maps/streetview/) o utilizador pode ‘visitar’ e explorar virtualmente diversos locais. Está disponível em https://www.google.pt/maps, é grátis e encontra-se disponível para dispositivos móveis.

O Slideshare (http://www.slideshare.net/) é uma ferramenta que permite partilhar online e descarregar apresentações, documentos e vídeos. As apresentações podem ser partilhadas diretamente em várias redes sociais. É grátis e necessita de registo.

Com o PhotoSynth é possível tirar fotos panorâmicas, na horizontal e na vertical, em 360º. Esta ferramenta agrupa as diferentes perspetivas dos vários ângulos captadas pela máquina fotográfica, ou pelo dispositivo móvel, e cria uma imagem tridimensional do ambiente. As fotos podem ser partilhadas diretamente em várias redes sociais. Encontra-se disponível para donwload em https://photosynth.net/default.aspx, é grátis e necessita de registo.

O Skype (http://www.skype.com/pt/) é uma ferramenta online que permite enviar mensagens de voz ou escritas, fazer chamadas de voz ou vídeo e partilhar ficheiros com quem estamos a comunicar. É grátis, necessita de registo e encontra-se disponível para dispositivos móveis.

Descrição da atividade

Em primeiro lugar é necessário encontrar uma escola parceira noutro país. Existem diversas maneiras de o fazer. A mais óbvia é através do programa Comenius (http://www.comeniusmaps.eu/pt/pub/programme.htm) ou do projeto Etwining (https://www.etwinning.net/pt/pub/index.htm). Este último tem como base uma iniciativa semelhante, pelo que é muito fácil encontrar professores já com experiência de intercâmbio entre escolas.

Pergunte aos alunos o que gostariam de saber sobre a vida de uma criança da sua idade no país escolhido. Com base nas suas interrogações, construa com eles uma lista de perguntas. Usando o Google Maps e o Street View, faça com os alunos observações pormenorizadas e formule novas perguntas. Use a lista final de perguntas para criar um questionário que será enviado, depois, para a escola parceira. Não se esqueça de pedir fotografias.

Enquanto esperam pela resposta, responda com os alunos às mesmas perguntas sobre a sua escola e a localidade onde está implantada. Quando terminarem, peça-lhes que tirem fotografias e façam desenhos ilustrativos que serão enviadas com as respostas numa apresentação criada para o efeito.

Quando receberem a resposta insira na apresentação, lado a lado, as informações das duas escolas. Depois disso, envie a apresentação para a escola parceira ou partilhe-a online, por exemplo no Slideshare. Use o Photosynth para criar fotos panorâmicas da sala de aula e da localidade onde a escola está inserida para os seus novos amigos. Promova a conversa entre os alunos e a partilha de outras informações com a escola parceira via Skype, Twitter ou Facebook.

Sequência

  1. Encontrar uma escola parceira noutro país.
  2. Criar e enviar à escola parceira um questionário sobre as suas características e a localidade onde se insere.
  3. Responder às perguntas colocadas, reportando-se à sua escola e localidade.
  4. Criar e enviar à escola parceira uma apresentação com as respostas às perguntas, as fotos e os desenhos elaborados.
  5. Completar a apresentação com as informações da escola parceira e enviá-la novamente ou partilhá-la online.
  6. Promover a conversa entre os alunos, a partilha de informações e de fotos panorâmicas da sala de aula com a escola parceira através das redes sociais.

Sugestões & Dicas

Tente encontrar mais do que um parceiro para o caso de algum não responder. Antes de começar a trabalhar com os seus alunos, faça o contacto inicial diretamente com o professor parceiro por email, Skype ou através do Twinspace (https://twinspace.etwinning.net/login), um espaço existente no sítio do Etwinning que pode ser utilizado com esse objetivo.

Pode aproveitar para tirar fotos instantâneas da vida na UE. Peça aos alunos que façam um desenho (ou foto) da “sua Europa”, por exemplo, sobre a forma como a UE desempenha um papel importante na sua vida quotidiana e o que significa para eles ser europeu. Depois, com a ajuda do professor, os desenhos são digitalizados e enviados para a escola parceira. Crie uma galeria de imagens online onde os amigos e os pais são incentivados a avaliar as imagens. Para isso, defina 3 classificações: “Foto mais votada”; “Foto mais artística/criativa”; “Foto mais divertida”.

Aproveite e faça um “Bolo de Natal mundial”. Procure uma receita de um bolo de Natal ou bolo de frutas. Divulgue os ingredientes (as uvas sultanas e passas, cerejas, farinha de trigo, etc.) e pesquise sobre o local de produção dos ingredientes. Recolha fotos deles, durante o cultivo e a colheita. Use por exemplo o Prezi (www.prezi.com‎) ou o PowerPoint para fazer uma apresentação e partilhe-a com a escola parceira.

Segurança & Identidade Digital

Assegure que toda a correspondência passa pelo professor. Enfatize junto dos alunos a importância de não partilhar endereços de correio electrónico e outras informações pessoais na Internet.


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Mariana Tempera e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do Projeto LIDIA em fevereiro de 2016.

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online do Projeto LIDIA.