Desvendando um mistério

Descrição Breve

Nesta atividade os alunos são desafiados a descobrir a identidade de uma pessoa misteriosa (também pode ser um lugar, um evento, uma cidade, um objeto), investigando os indícios apresentados numa imagem interativa.

Justificação

A compreensão de diferentes contextos é fundamental para as ciências humanas, pois é a chave para desbloquear o passado, libertar-nos no presente e até permitir conjeturar sobre o futuro. Infelizmente, estamos cercados por evidências da falta de compreensão das pessoas sobre o ambiente em que estão inseridas e até sobre as condições do próprio meio que as rodeia. Portanto, proporcionar aos alunos a oportunidade de explorar e compreender o meio em que estão inseridos, pode ser uma das mais importantes atividades de aprendizagem.

Esta atividade pretende que os alunos compreendam que o ambiente em que estão inseridos exige diferentes formas de interação e que isso pode ser feito de maneira bastante interessante e divertida.

Aprender o quê?

  • Explorar e compreender o ambiente que nos rodeia.
  • Desenvolver a capacidade de reconhecer diferentes contextos, espaços e personagens.

O ThingLink é uma ferramenta online que permite tornar uma imagem estática numa imagem dinâmica e interativa, adicionando etiquetas clicáveis com informações (links, texto, imagens, vídeos). Os recursos interativos do ThingLinks favorecem experiências divertidas e criativas, inspirando os alunos em várias situações de aprendizagem. O trabalho final pode ser partilhado em diferentes redes sociais e em qualquer sítio da internet através de um código embed gerado. É grátis, necessita de registo e encontra-se disponível em www.thinglink.com.

O SoundCloud é uma plataforma online que permite gravar, carregar e publicar ficheiros aúdio que podem ser partilhados em diferentes redes sociais. É grátis, necessita de registo e encontra-se disponível em https://soundcloud.com/.

Descrição da atividade

Para esta atividade, pode optar por preparar 3 a 5 imagens interativas no ThingLink (para utilizar a ferramenta é necessário criar uma conta de antemão, sugerimos que faça um único registo para a turma). As imagens devem ser visualmente atrativas e podem também incluir clipes de áudio para ajudar os alunos a interpretarem as pistas fornecidas. Um exemplo pode ser o de produzir um clipe usando o SoundCloud e convidar os alunos a descobrir a identidade de uma pessoa misteriosa. O som pode ser gravado no dispositivo móvel e o ficheiro gerado enviado como um link para ser adicionado à imagem Thinglink. Discuta com os alunos os critérios de duração do clip, o idioma a utilizar, e mostre-lhes como realizar uma gravação utilizando o SoundCloud.

Depois de criada a conta na aplicação ThingLink, o desafio começa. Os alunos podem utilizar a Internet ou outras fontes de pesquisa offline para tentar identificar a personagem mistério (lugar, evento ou objeto). Incentive os alunos a contribuírem para a discussão, apresentando as suas ideias e adicionando links ou vídeos à imagem. Recorde-os que devem respeitar os colegas e responder de forma construtiva aos contributos de cada um.

Os alunos precisam de tempo para verificar as pistas, determinar uma estratégia de pesquisa, realizar a pesquisa e apresentar o resultado no site ThingLink. O tempo pode variar de acordo com o nível de leitura e a capacidade de resolução de problemas dos alunos.

Sequência

  1. Preparar 3 a 5 imagens interativas no ThingLink, incluindo clips de aúdio gravados com recurso ao SoundCloud.
  2. Seguir as pistas e pesquisar informação para identificar uma personagem mistério.
  3. Apresentar e discutir os diferentes contributos, adicionando links ou vídeos à imagem.

Sugestões & Dicas

Pode aproveitar e adaptar esta atividade para abordar um tema específico, por exemplo, os direitos das mulheres (conhecer personagens femininas); o Governo e a política (conhecer presidentes, estados e territórios); a história ambiental local (conhecer parques nacionais, recursos naturais, etc.); as invenções e a tecnologia (conhecer inventores e a exploração espacial); e a história social e cultural (conhecer cidades, movimentos migratórios, etc.).

Explore com os alunos os conceitos básicos para pesquisar imagens livres de direitos de autor, os procedimentos para inserir texto numa imagem, alterar o layout ou apenas como ser criativo, editando fotos com o Canva (www.canva.com).

A aplicação ImageSpike (www.imagespike.com) é semelhantes ao ThingLink, permite fazer o upload de uma imagem e adicionar marcações com pins. Um pin pode incluir vídeos, links, textos, ficheiro de áudio e imagens. Também é possível controlar quando e onde as imagens são vistas e partilhadas por outros.
Para exemplos de atividades que exploram o uso de objetos digitais interativos, consulte a comunidade Tackk (www.tackk.com) ou o site Blendspace (www.blendspace.com).

Segurança & Identidade Digital

Sugerimos a criação de uma única conta para toda a turma nas aplicações Thinglink e SoundCloud de forma a poder observar o trabalho realizado e o progresso dos alunos. Também é possível que cada aluno tenha a sua própria conta nas aplicações sugeridas. Se for essa a opção, peça que partilhem o link dos seus trabalhos.

Se utilizar imagens da Internet certifique-se que estão sob a licença apropriada da Creative Commons (http://creativecommons.pt/).

 


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Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Mariana Tempera e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do projeto LIDIA em março de 2016.

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Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.