Eu amo literatura
Descrição Breve
Nesta atividade propomos que os alunos utilizem aplicativos online que favorecem a expressão da criatividade para apresentarem a sua interpretação de um texto que tenham estudado. Sugerimos o software Prezi para que os alunos apresentem a compreensão de uma série de textos sugeridos pelo professor ou de sua própria escolha.
Justificação
Antes de um aluno ser capaz de compreender um texto, é importante que seja capaz de o ler, pelo que são propostas atividades que proporcionam aos alunos a oportunidade de melhorar a compreensão e utilização de vários tipos de textos: sejam eles de ficção, poesia, não-ficção, entre outros, incluindo os que estão em formato digital mas também em papel. Consideramos aqui a interpretação de textos tanto na língua materna como nas línguas estrangeiras.
Esta atividade estimula os alunos que não gostam de escrever e também incentiva os alunos a serem mais criativos, permitindo-lhes evoluírem na forma de se expressarem.
Aprender o quê?
- Melhorar a capacidade de interpretação de textos.
- Compreender línguas estrangeiras.
- Desenvolver a criatividade.
Notas & Links para as ferramentas
O Prezi é uma ferramenta online gratuita (https://prezi.com/) que permite criar apresentações dinâmicas com diferentes efeitos e movimentos. Permite apresentar ideias sobre um determinado tema de forma organizada e clara. Necessita de registo.
Descrição da atividade
Apresente aos alunos os recursos da aplicação Prezi (www.prezi.com). É possível criar uma conta única para a turma ou solicitar aos alunos que criem as suas próprias contas. Explique que eles usarão o Prezi para criarem uma apresentação sobre as principais ideias que construíram a respeito do do texto lido. Aqui está um exemplo sobre Macbeth: http://virtuallearning.ca/index.php/work/culminating-assignment-for-macbeth/.
Oriente-os no planeamento e recolha de informações (imagens, vídeos etc.) sobre o assunto e que posteriormente poderão usar na apresentação.
O Prezi oferece um tutorial sobre como tirar melhor partido de seus recursos e, se eles nunca usaram essa aplicação, pode ser interessante verificarem as informações em «Show me how».
Sequência
- Explorar o Prezi.
- Planear e recolher informações relacionadas com o texto lido.
- Trabalhar na estrutura e conteúdo da apresentação.
- Expor as apresentações à turma.
Sugestões & Dicas
Promova um brainstorm solicitando que os alunos usem o http://www.wordle.com para registarem todas as palavras que lhes vêm à mente quando pensam no texto lido.
Os alunos podem criar suas próprias histórias e/ou histórias inspiradas em textos que leram usando http://www.dvolver.com.
Sugira aos alunos mais jovens que recriem uma cena curta do livro usando http://www.storybird.com.
Explore com os alunos os recursos do http://www.twitter.com para interpretarem personagens como num jogo de papéis (role-play) ou trechos do livro. Algumas etiquetas (tags) usadas para divulgar «Macbeth» podem ser, por exemplo: #mactwitter x2x2 T&T fire burn+cldrn bbl
Segurança & Identidade Digital
De um modo geral, a utilização das tecnologias digitais que é feita pelos alunos ao longo desta atividade não os coloca perante qualquer risco em termos de segurança. Contudo, pode aproveitar a oportunidade para reforçar a importância do cuidado a ter com as informações que disponibilizamos online. De maneira a assegurar a segurança dos alunos, pode criar uma conta única de turma no Prezi.
Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt
Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Ana Garcia e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do projeto LIDIA em março de 2016.
Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.