teste Eu amo literatura – LIDIA (Biblioteca de Atividades Online)

Eu amo literatura

Descrição Breve

Nesta atividade propomos que os alunos utilizem aplicativos online que favorecem a expressão da criatividade para apresentarem a sua interpretação de um texto que tenham estudado. Sugerimos o software Prezi para que os alunos apresentem a compreensão de uma série de textos sugeridos pelo professor ou de sua própria escolha.

Justificação

Antes de um aluno ser capaz de compreender um texto, é importante que seja capaz de o ler, pelo que são propostas atividades que proporcionam aos alunos a oportunidade de melhorar a compreensão e utilização de vários tipos de textos: sejam eles de ficção, poesia, não-ficção, entre outros, incluindo os que estão em formato digital mas também em papel. Consideramos aqui a interpretação de textos tanto na língua materna como nas línguas estrangeiras.

Esta atividade estimula os alunos que não gostam de escrever e também incentiva os alunos a serem mais criativos, permitindo-lhes evoluírem na forma de se expressarem.

Aprender o quê?

  • Melhorar a capacidade de interpretação de textos.
  • Compreender línguas estrangeiras.
  • Desenvolver a criatividade.

O Prezi é uma ferramenta online gratuita (https://prezi.com/) que permite criar apresentações dinâmicas com diferentes efeitos e movimentos. Permite apresentar ideias sobre um determinado tema de forma organizada e clara. Necessita de registo.

Descrição da atividade

Apresente aos alunos os recursos da aplicação Prezi (www.prezi.com). É possível criar uma conta única para a turma ou solicitar aos alunos que criem as suas próprias contas. Explique que eles usarão o Prezi para criarem uma apresentação sobre as principais ideias que construíram a respeito do do texto lido. Aqui está um exemplo sobre Macbeth: http://virtuallearning.ca/index.php/work/culminating-assignment-for-macbeth/.

Oriente-os no planeamento e recolha de informações (imagens, vídeos etc.) sobre o assunto e que posteriormente poderão usar na apresentação.

O Prezi oferece um tutorial sobre como tirar melhor partido de seus recursos e, se eles nunca usaram essa aplicação, pode ser interessante verificarem as informações em «Show me how».

Sequência

  1. Explorar o Prezi.
  2. Planear e recolher informações relacionadas com o texto lido.
  3. Trabalhar na estrutura e conteúdo da apresentação.
  4. Expor as apresentações à turma.

Sugestões & Dicas

Promova um brainstorm solicitando que os alunos usem o http://www.wordle.com para registarem todas as palavras que lhes vêm à mente quando pensam no texto lido.
Os alunos podem criar suas próprias histórias e/ou histórias inspiradas em textos que leram usando http://www.dvolver.com.
Sugira aos alunos mais jovens que recriem uma cena curta do livro usando http://www.storybird.com.
Explore com os alunos os recursos do http://www.twitter.com para interpretarem personagens como num jogo de papéis (role-play) ou trechos do livro. Algumas etiquetas (tags) usadas para divulgar «Macbeth» podem ser, por exemplo: #mactwitter x2x2 T&T fire burn+cldrn bbl

Segurança & Identidade Digital

De um modo geral, a utilização das tecnologias digitais que é feita pelos alunos ao longo desta atividade não os coloca perante qualquer risco em termos de segurança. Contudo, pode aproveitar a oportunidade para reforçar a importância do cuidado a ter com as informações que disponibilizamos online. De maneira a assegurar a segurança dos alunos, pode criar uma conta única de turma no Prezi.

 


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Ana Garcia e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do projeto LIDIA em março de 2016.

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.