Geo-entrevistas online

Descrição Breve

Nesta atividade propomos uma abordagem que desafia os alunos a explorarem o ambiente natural e social, descobrindo semelhanças e diferenças entre regiões geográficas distintas. Situando a vivência de aprendizagens num quadro de intercâmbio entre duas turmas, de escolas diferentes, os alunos vão planear e conduzir um conjunto de entrevistas via Skype. Depois de realizarem as entrevistas, os alunos analisam os dados recolhidos, elaboram as suas conclusões e partilham os conhecimentos adquiridos.

Justificação

Utilizando o Skype como um meio para aceder a novas perspetivas sobre a realidade que se pretende estudar, como propomos nesta atividade, os alunos terão a possibilidade de recolher e analisar informação autêntica e pertinente sobre um contexto geográfico específico, indo além da visão de conhecimento estático que os livros escolares oferecem. Além disso, permite que os alunos desenvolvam competências de comunicação em tempo real e reflitam sobre os procedimentos adotados para definir novos caminhos e alcançar os objetivos traçados.

Aprender o quê?

  • Recolher e analisar informação.
  • Descobrir semelhanças e diferenças entre regiões geográficas.
  • Planificar e realizar entrevistas.

O Skype é uma ferramenta online gratuita e que necessita de download. Permite comunicar através de chamadas de voz ou vídeo com uma ou mais pessoas sendo também possível comunicar por escrito ou enviar mensagens, de voz ou escritas, a que a outra pessoa tem acesso quando fica online. Permite a partilha de ficheiros com os seus contactos e encontra-se disponível em http://www.skype.com/pt/.

 

Descrição da atividade

Embora seja importante incitar os alunos a escolher um tema que desperte a sua curiosidade e interesse, neste exemplo propomos que os alunos sejam levados a confrontar características de duas regiões distintas. Para isso, sugerimos que desenvolva esta atividade juntamente com um professor que lecione numa escola situada numa zona com características geográficas bem distintas da sua escola.

Estabelecida a parceria, é agendado um dia e uma hora para a realização da entrevista. Para que os alunos possam recolher dados e informações relevantes, devem elaborar previamente um guião de entrevista, formulando questões de natureza geográfica, histórica e social sobre a região que pretendem explorar. Complementarmente, estabelecem um conjunto de regras para a condução da entrevista assim como para o registo e a análise de dados.

Os alunos identificam todos os materiais necessários, definem as etapas de trabalho e estipulam prazos para a sua realização. Poderá ser interessante que estes definam papéis diferenciados, ficando uns responsáveis por fazer as perguntas, outros por anotar as respostas e outros para observar e registar os comportamentos e reações dos entrevistados.

No dia da entrevista, as turmas revezam-se para fazer as perguntas, e cada aluno deverá assumir a responsabilidade previamente acordada. Terminada a entrevista, organize os alunos para que eles possam sistematizar os dados recolhidos e identificar os aspetos que suscitaram dúvidas, colocando novas questões para aprofundamento.

Para satisfazer todas as suas dúvidas e curiosidades sobre o tema em estudo, agende uma nova entrevista com o professor responsável pela outra turma. Repita o processo anterior para a preparação da entrevista e incite os alunos a revezar os papéis assumidos na primeira sessão. Para encerrar o trabalho, cada turma apresenta os resultados da sua análise e partilha os conhecimentos adquiridos recorrendo novamente às funcionalidades do Skype. Estimule os seus alunos a apresentar as suas ideias e conhecimentos de forma criativa e original com recurso a outras ferramentas digitais apropriadas para o efeito!

Sequência

  1. Estabelecer uma parceria com um professor de uma escola com características geograficamente distintas.
  2. Elaborar o guião da entrevista e definir procedimentos para a sua condução.
  3. Identificar os materiais necessários, definir as etapas e prazos para a realização do trabalho.
  4. Realizar a entrevista, em dia e hora previamente marcados.
  5. Sistematizar os dados recolhidos e identificar aspetos a esclarecer.
  6. Realizar nova entrevista para o esclarecimento de dúvidas e curiosidades.
  7. Apresentar os resultados da análise realizada e partilhar os conhecimentos adquiridos.

Sugestões & Dicas

Embora não seja necessário que os alunos tenham uma conta Skype para realizarem as entrevistas, sugerimos que verifique com antecedência se o computador que pretende utilizar já tem este software instalado. Se não tiver, faça o download a partir de www.skype.com/pt/, escolhendo a versão indicada para o sistema operativo do computador.

Depois de instalado, faça login e efetue uma chamada de teste (“Echo / Sound Test Service”) para verificar a qualidade de conexão com a Internet. Se necessitar de apoio para instalar e usar os recursos disponibilizados, encontrará informação detalhada no sítio oficial do Skype. Sendo fácil de usar, este programa oferece inúmeras possibilidades para enriquecer os processos de aprendizagem em diferentes disciplinas. Também poderá utilizar este recurso para criar oportunidades em que os alunos possam praticar uma língua estrangeira, comparar padrões climáticos a nível nacional ou global, participar em concursos, campeonatos ou clubes de leitura, realizar debates inter-escolas sobre temas da atualidade, interagir com celebridades e especialistas de diversas áreas (ex. artistas, autores, atletas, cozinheiros, etc.).

Para aprofundar estas e outras ideias, confira as 50 sugestões de atividades para utilização do Skype em contexto de sala de aula disponibilizadas no portal Edudemic (disponível www.edudemic.com/2012/11/online-colleges-
50-creative-ways-to-use-skype–in-the-classroom/). Aproveite também para ver outras ideias partilhadas por professores de vários lugares do mundo em “Skype in the classroom” (disponível em https://education.skype.com/). 43.000 professores não podem estar errados!

Segurança & Identidade Digital

Uma vez que a gestão dos contactos e das comunicações via Skype é feita sob orientação direta do professor, a partir da sua própria conta, os alunos podem apreciar o tempo que estiverem online sem qualquer risco ou ameaça em termos de segurança. Ainda assim, poderá sensibilizar os alunos para as questões de privacidade e segurança na utilização deste serviço, partilhando com eles as estratégias que utiliza para evitar contactos ou situações indesejáveis.

 


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Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Ana Garcia e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA em fevereiro de 2016.

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Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.