Vamos conversar sobre…

Descrição Breve

Nesta atividade, os alunos são convidados a desenvolver a sua competência de comunicação atuando como convidados/especialistas num programa de rádio. A atividade é particularmente indicada para trabalhar a capacidade de improvisação e estratégias para manutenção de um nível adequado de comunicação, principalmente quando se está sob pressão. Também pode ser uma boa oportunidade para avaliar os conhecimentos sobre determinado assunto além de que aprendem técnicas sobre como hospedar um programa de rádio na Internet. Dependendo do seu grau de confiança com os recursos tecnológicos propostos, é possível que necessite de algum apoio. Nesse sentido, ter um colega da área das TIC a quem possa recorrer no caso de precisar de auxílio, pode ser uma grande fonte de conforto.

Justificação

Desenvolver a capacidade de comunicar de forma eficiente para uma diversidade de contextos nunca é demais. Para além de ser uma capacidade fundamental na área das humanidades, o saber comunicar também é muito valorizado no mundo do trabalho, sendo considerada uma das competências-chave do cidadão do século XXI. É por isso necessário ensinar aos alunos que uma comunicação eficiente deve ser adequada em todos os contextos. Esta atividade propõe a exploração de uma situação com muitas “armadilhas” comunicativas.

Um pouco de pressão pode fazer maravilhas para desenvolver as competências de comunicação. Os alunos mais tímidos muitas vezes saem-se melhor em tarefas individuais ou em pequenos grupos do que nas que envolvem a turma toda. De um modo geral, o nível de linguagem e a capacidade de comunicação da maioria dos alunos tende a melhorar quando eles sabem que estão a ser gravados e que os outros vão ouvi-los.

Aprender o quê?

  • Desenvolver competências de comunicação.
  • Desenvolver a capacidade de improvisar e de comunicar sob pressão.
  • Aprender a hospedar um programa de rádio na Internet.

O Audacity é uma ferramenta que permite a gravação áudio através de um microfone ou misturador, a edição e digitalização de gravações áudio provenientes de outros meios de comunicação, assim como realizar a captura streaming de áudio. Encontra-se disponível para download em http://www.audacityteam.org/.

Descrição da atividade

Comece por apresentar um exemplo de um podcast aos alunos, como é o caso do clube de rádio da Escola Básica e Secundária de Santana (http://www.ebs-santana.pt/cluberadio/). O exemplo deve mostrar o que pode ser feito com o recurso proposto e dar-lhes algo para se inspirarem. Após a apresentação, discuta com os alunos o que é um podcast. É possível que alguns nem tenham ideia do que seja isso.

Selecione um tema adequado relacionado com o que estão a estudar no momento e que possa ser dividido por eles em diferentes subtemas, como por exemplo “A Revolução Industrial: o carvão, os comboios, os canais, etc.” ou “Aquecimento Global: o desmatamento, a poluição, etc.”. Divida a turma em grupos de acordo com os subtemas escolhidos.

Pode permitir que os alunos façam a pesquisa de modo autónomo ou fornecer-lhes algum material sobre o assunto. Isso depende de quanto tempo terão para desenvolverem as tarefas previstas para esta etapa. Depois de recolherem a informação necessária, terão que preparar um guião ou um storyboard. Modelos de storyboard podem ajudar nesta tarefa, especialmente com os alunos mais jovens. Enfatize que o programa precisa de ter uma estrutura – começo, meio e fim – bem definida. Por exemplo, começar com “o que é aquecimento global”, e terminar com “o que os ouvintes podem fazer para ajudar”.

Grave as entrevistas usando um microfone ligado ao computador ou um gravador de mp3. No nosso caso, usámos o gravador portátil ZOOM H1, pois permite gravar os programas na sala de aula mesmo com o ruído natural do trabalho da turma. Permita que os alunos realizem as gravações levando o tempo necessário para que a tarefa seja bem sucedida e incentive-os quando cometerem erros. Geralmente eles ficam nervosos durante as gravações.

Apresente o Audacity aos alunos e exporte o arquivo de áudio no formato Mp3 para que possam ouvi-lo na sala de aula. Todos se surpreenderão com o resultado pois a gravação fica muito parecida com um programa de rádio. Permita que os alunos comentem sobre os aspecto positivos e negativos da gravação e, quando apropriado, sobre a atuação dos colegas. Mesmo que eles sejam bastante críticos, raramente são rudes ou injustos.

Sequência

  1. Apresentar um exemplo de podcast e discutir em que consiste.
  2. Em grupos, recolher informação sobre um determinado tema em estudo.
  3. Criar um guião ou um storyboard para o programa.
  4. Explorar o Audacity, gravar o programa e exportá-lo em formato Mp3.
  5. Comentar os aspetos positivos e negativos da gravação.

Sugestões & Dicas

Aproveite esta atividade para desenvolver competências de escrita através da elaboração dos guiões e storyboards. Se os seus alunos já tiverem um endereço de e-mail, sugira-lhes trocarem entre si as perguntas da entrevista utilizando o Vocaroo (www.vocaroo.com). Caso os alunos tenham dificuldade em selecionar os subtemas, sugira que pesquisem o título principal no sapo.pt (www.sapo.pt). Esta pesquisa pode ajudá-los a identificar tópicos associados ao tema principal.

Permita que os alunos criem jingles simples usando, por exemplo, o Garage Band (ferramenta para o sistema operativo OS X) ou o Audacity (www.audacityteam.org/). Se usar o Garage Band, clique no botão que se parece com o símbolo “Omega” e poderá encontrar várias sequências pré gravadas, batidas e outros exemplos de sons. Os alunos também podem gravar a própria voz para acompanhar o jingle. Criar um jingle no Audacity não é tão simples, mas é possível. Existem muitos tutoriais disponíveis no YouTube (https://www.youtube.com/) e em pouco tempo é possível que os alunos criem um jingle interessante.

Em alternativa ao debate sobre o resultado da gravação, sugira a criação de um questionário online para a recolha de feedback sobre o programa de rádio com o Surveymonkey (www.surveymonkey.com).

Segurança & Identidade Digital

Não estão identificados problemas de segurança. Confira apenas se tem autorização dos pais para poder gravar os ficheiros de áudio.

 


logo LIDIA

Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt

Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Mariana Tempera e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do projeto LIDIA em março de 2016.

CC88x31

Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.