Chogger
O Chogger é uma ferramenta online que permite a criação de bandas desenhadas personalizadas. É possível desenhar diretamente nas tiras da banda desenhada os cenários e as personagens, importar imagens/fotografias e criar balões de diálogo. Permite ainda publicar as bandas desenhadas construídas e consultar as produções de outros utilizadores.
Potencial Pedagógico
O Chogger permite, essencialmente, produzir conteúdos sob a forma de bandas desenhadas, partilhá-las e pesquisar as dos outros utilizadores.
Os projetos de banda desenhada podem constituir momentos de produção criativa livre ou formas de representar e comunicar ideias de modo estruturado. A possibilidade de combinar texto e imagem permite encontrar formas criativas de expressão e oferece um ambiente de trabalho lúdico. A grande diversidade de objetos, cenários e personagens disponíveis permite criar bandas desenhadas de acordo com as características do projeto e com as preferências pessoais do utilizador. É ainda possível interagir com outros utilizadores através da inserção de comentários aos trabalhos publicados.
Requisitos
Para utilizar o Chogger é necessário ter uma ligação à Internet, uma vez que todo o trabalho é realizado online. Para criar uma banda desenhada não é necessário fazer um registo.
Acessibilidade
O Chogger é gratuito e está disponível apenas em inglês.
Não está disponível uma aplicação para dispositivos móveis, no entanto o Chogger pode ser utilizado nestes dispositivos através do browser.
Segurança e Privacidade
Como educador, é importante consultar e verificar que dados são recolhidos sobre os utilizadores pelas ferramentas ou aplicações usadas e as respetivas opções de privacidade. Neste caso, sugerimos a leitura atenta dos Termos de Serviço e da Política de Privacidade do Chogger.
No menu Segurança pode aceder a mais informação sobre riscos e precauções a ter quando usamos tecnologias online.
Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt
Avaliação do potencial pedagógico da ferramenta por Mariana Tempera e Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA em julho de 2016. Revista e validada por Joana Viana em julho de 2016.