Conceito

Este espaço online assenta num conjunto de propostas de atividades com tecnologias especialmente criadas para promover a literacia e a inclusão digitais de todos os cidadãos, incluindo os adultos com menos oportunidades de aceder e utilizar o potencial que o desenvolvimento tecnológico coloca hoje à nossa disposição.

No caso das propostas de atividades para adultos, as sugestões que aqui se apresentam foram criadas e desenvolvidas tendo como ponto de partida o levantamento de situações em que o cidadão adulto encontra dificuldades para exercer a sua autonomia por não saber utilizar as tecnologias digitais.

São propostas que têm sobretudo o intuito de servir como estímulo e inspiração para os formadores e técnicos sobre o que pode ser feito com tecnologias para promover uma cidadania efetiva.

Ouvindo diretamente adultos sobre o que gostariam de fazer no caso de terem acesso à Internet (conversámos com 106 adultos com idades entre os 29 e os 62 anos de diferentes regiões do país) e, depois, com a ajuda especializada de um conjunto de profissionais formadores e outros técnicos com larga experiência de trabalho nesta área, foi possível chegar a um conjunto nuclear de atividades que o convidamos a explorar e a utilizar com os adultos com quem trabalha ou se relaciona.

De acordo com a categorização dos interesses dos adultos ouvidos, pareceu-nos que o objetivo de promoção da cidadania digital poderia ser organizado e explorado em torno de seis grandes domínios de formação e de aprendizagem visando a cidadania digital:

  1. Informação, que agrupa os interesses de algum modo relacionados com o acesso e utilização da informação disponível na Internet;
  2. Comunicação, que considera os interesses relacionados com objetivos de comunicação através da Internet e de outros canais de comunicação;
  3. Produção, que diz respeito aos interesses em que a elaboração ou criação de algo constitui a principal função atribuída ao interesse pela utilização das tecnologias digitais;
  4. Lazer, que agrupa as referências dos adultos a atividades de caráter lúdico;
  5. Dia-a-dia, que considera sobretudo os interesses decorrentes da necessidade de resolver os problemas concretos da vida quotidiana;
  6. Segurança e identidade digital, que engloba as questões direta ou indiretamente relacionadas com segurança na rede e com o próprio desenvolvimento da identidade digital de cada um.

Este último, de natureza transversal, aponta para uma lógica de trabalho integrada com um ou mais dos restantes domínios de aprendizagem.

É obedecendo a esta Tipologia de Domínios que as propostas de atividades foram desenvolvidas e com base neles podem ser pesquisadas na base de dados aqui disponível.