Blabberize
O Blabberize é uma ferramenta online que permite produzir uma imagem digital animada através da sua associação a um ficheiro áudio. Ao recortar uma boca, utilizando uma das funções desta ferramenta, esta move-se à medida que o áudio é reproduzido, tornando-se num “blabber” ao qual é possível atribuir um título, descrição e palavras-chave. É possível partilhar o blabber criado e convertê-lo para vídeo. O Blabberize permite ainda pesquisar blabbers realizados por outros utilizadores, adicionar utilizadores na lista de amigos e gostar (I like it) ou censurar (I object) blabbers.
Potencial Pedagógico
O Blabberize permite, fundamentalmente, produzir um blabber, partilhá-lo, convertê-lo para vídeo, interagir com outros utilizadores e pesquisar blabbers.
A criação de um blabber é uma forma criativa de comunicar uma mensagem ou partilhar opiniões, que contribui para incluir momentos de humor e de diversão nas sessões. Pode constituir uma forma de estimular a expressão de si, em particular para alunos para quem seja difícil expressar-se em grupo. Pode também constituir uma veículo de reflexão sobre determinado tema, ao mesmo tempo que ajuda no desenvolvimento do discurso oral.
Requisitos
Para criar um blabber é necessário ter ligação à Internet, uma vez que o trabalho é realizado online. Para guardar um blabber é necessário fazer um registo no qual é pedido um endereço de e-mail ou nome de utilizador. E para fazer gravações áudio é preciso ter um microfone.
Acessibilidade
O Blabberize é uma ferramenta gratuita que, por ser usada online, não exige o download de nenhum programa. Está apenas disponível em inglês. É possível pedir uma conta Premium que inclui um nível de utilização mensal de bytes superior ao da conta normal.
Segurança e Privacidade
Como educador, é importante consultar e verificar que dados são recolhidos sobre os utilizadores pelas ferramentas ou aplicações usadas e as respetivas opções de privacidade. Neste caso, sugerimos a leitura atenta dos Termos de Serviço do Blabberize.
No menu Segurança pode aceder a mais informação sobre riscos e precauções a ter quando usamos tecnologias online.
Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt
Avaliação do potencial pedagógico da ferramenta por Ana Garcia e Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA em abril de 2016. Revista e validada por Joana Viana em abril de 2016.