Existe um cartoonista em ti?
Descrição Breve
Esta atividade, que faz parte de um projeto com mais 5 atividades (“Do texto ao cinema”), permite que os alunos desenvolvam competências ao nível da criatividade, partindo da interpretação, seleção e síntese de uma história previamente lida. O objetivo é usar a imaginação para recriar o texto e começar a compreender as características de uma narrativa animada. Ao usar o Chogger, uma ferramenta online para a criação de banda desenhada, os alunos exploram as particularidades desta forma de texto e de arte, desenvolvendo a sua expressão artística.
Justificação
Esta é a terceira atividade do projeto “Do texto ao cinema”, um projeto baseado num conto tradicional ou obra literária que tem como objetivo ajudar os alunos a desenvolver competências relacionadas com línguas, literatura e artes. Neste projeto, que envolve uma sequência de 6 atividades (também aqui disponíveis), os alunos são convidados a escolher, ler e interpretar um conto tradicional, com o objetivo de o adaptar e recriar como um filme de animação. “Toca a pintar!” é a atividade anterior e “Criação de um storyboard” é a próxima atividade deste projeto.
Faça o download deste mapa para ter acesso a uma visão geral de todos os projetos (oito) que pode explorar com os seus alunos. Com recurso à metáfora de uma rede de metropolitano, todos os projetos estão relacionados entre si e cada projeto constitui uma sequência predeterminada de atividades com uma lógica própria na área das artes.
Aprender o quê?
- Desenvolver competências ao nível da criatividade.
- Compreender as características de uma narrativa animada.
- Explorar as particularidades da banda desenhada.
- Desenvolver a expressão artística.
Notas & Links para as ferramentas
O Chogger é uma ferramenta de desenho online que permite criar e partilhar bandas desenhadas de forma simples e intuitiva. É possível criar personagens, cenários, balões de diálogos, importar imagens/fotografias ou desenhar diretamente nas tiras da banda desenhada. É grátis, não necessita de registo e encontra-se disponível em chogger.com.
Descrição da atividade
Comece com um debate sobre as características da banda desenhada como género textual e como forma de expressão artística. Se esta atividade fizer parte de um projeto de filme de animação, informe os alunos de que os desenhos vão ajudá-los a definir a sequência da narrativa animada. Apresente-lhes o Chogger, mostre como funciona e, em particular, como podem importar desenhos ou imagens digitais.
Agrupe os alunos e peça-lhes que identifiquem os principais eventos da história que têm estudado. Explique que irão recriar a história em banda desenhada. Se a história na qual estiverem a trabalhar for pequena, dê a cada grupo a tarefa de recriar toda a história. Se não, divida a história em partes e atribua a cada grupo uma parte específica. Neste caso, uma vez que as cenas serão posteriormente reunidas, incentive à discussão e colaboração entre grupos para garantir uma certa coerência gráfica e visual.
Depois de concluído o trabalho, solicite que cada grupo apresente a sua tira de banda desenhada e peça aos outros alunos sugestões de melhoria. No final, assegure-se de que os trabalhos são guardados no sítio certo, para que possam ser utilizados noutras atividades.
Sequência
- Debater sobre as características da banda desenhada.
- Apresentar e explorar as funcionalidades do Chogger.
- Em grupos, recriar a história estudada em banda desenhada.
- Guardar e apresentar a banda desenhada, atentando às sugestões de melhoria.
Sugestões & Dicas
Sugira aos alunos que criem as suas próprias ilustrações com base no texto em que têm estado a trabalhar. Disponibilize algum tempo para os alunos estudarem os elementos que irão ser usados na banda desenhada e esboçarem as suas ideias no papel.
O Chogger também permite criar desenhos diretamente nas tiras da banda desenhada. Assim, pode aproveitar esta atividade para demonstrar diferentes técnicas de desenho utilizando o quadro interativo.
No caso de seguir a sequência do projeto “Do texto ao cinema”, este será o momento de passar para a atividade “Criação de um storyboard“.
Pode também explorar algumas atividades de outros projetos, relacionadas com esta, como é o caso da atividade “Rua das estátuas” (do projeto “Às voltas com museus”).
Segurança & Identidade Digital
Se os alunos estiverem a editar ilustrações criadas por outros e a publicá-las online, certifique-se de que aderem às licenças Creative Commons (http://creativecommons.pt/cms/view/id/28/) mais adequadas.
Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt
Atividade originalmente elaborada no âmbito do projeto TACCLE2 em 2013
Atividade adaptada por Mariana Tempera e revista por Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online do projeto LIDIA em fevereiro de 2016
Esta atividade pode ser usada, copiada, reproduzida, modificada, publicada e transmitida em todos os tipos de media ou métodos de distribuição já disponíveis ou que venham a ser desenvolvidos, bastando para isso fazer referência aos autores e ao Projeto TACCLE2 e à Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA.