Animoto
O Animoto é uma ferramenta de criação e edição de vídeo online. Disponibiliza um vasto conjunto de funcionalidades que permitem ao utilizador escolher o tema do vídeo (entre os vários disponibilizados pela ferramenta), importar músicas de fundo, imagens, vídeos (da biblioteca, de redes sociais em que o utilizador esteja registado, de ficheiros no seu computador) e adicionar pequenos textos. Para além de permitir partilhar os vídeos criados, permite também descarregá-los para o computador.
Potencial Pedagógico
O Animoto permite, acima de tudo, produzir, editar e partilhar vídeos.
A produção de vídeos pode contribuir para o desenvolvimento da criatividade e da capacidade de representar e organizar informação de modo estruturado. A possibilidade de combinar texto, imagem e som, aliada à escolha de temas para o vídeo, motivam a representar ideias e conteúdos através de várias formas de expressão, ao mesmo tempo que se desenvolve a capacidade de apresentação e síntese. A possibilidade de se receber comentários e de comentar os vídeos dos outros utilizadores estabelece um importante canal de comunicação, o que poderá acrescentar valor pedagógico numa relação de interação entre alunos e professor.
Requisitos
Para usar o Animoto é necessário ter uma ligação à Internet uma vez que o vídeo é realizado online. Para criar um vídeo no Animoto é necessário fazer um registo (a partir do endereço de e-mail) ou iniciar sessão através de uma conta existente no Facebook ou no Google.
Acessibilidade
O Animoto disponibiliza uma versão gratuita de teste com a duração de apenas catorze dias (que coloca uma marca de água nas imagens) e é possível fazer um pedido para obter uma conta Animoto Plus gratuita para uso em sala de aula. Existem também três versões pagas que permitem a visualização e partilha de vídeos em HD e retiram a marca de água das imagens.
O Animoto está apenas disponível em inglês e existe uma aplicação gratuita para dispositivos móveis.
Segurança e Privacidade
Como educador, é importante consultar e verificar que dados são recolhidos sobre os utilizadores pelas ferramentas ou aplicações usadas e as respetivas opções de privacidade. Neste caso, sugerimos a leitura atenta dos Termos de Utilização e da Política de Privacidade do Animoto.
No menu Segurança pode aceder a mais informação sobre riscos e precauções a ter quando usamos tecnologias online.
Projeto LIDIA – Literacia Digital de Adultos
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa, 2016
Sítio do projeto: lidia.ie.ulisboa.pt
Avaliação do potencial pedagógico da ferramenta por Ana Garcia e Catarina Gonçalves para a Biblioteca de Atividades Online (BAO) do Projeto LIDIA em maio de 2016. Revista e validada por Joana Viana em maio de 2016.